
O mercado desta quarta-feira (14) se inicia com investidores tendo suas atenções voltadas para temas importantes do Brasil e no exterior. Assuntos domésticos e políticos tabém devem continuar a mexer com as principais bolsas globais ao longo do dia, assim como tem sido nas últimas semanas.
Por aqui, o Banco Central aprentará a prévia do PIB (Porduto Interno Bruto). Além disso, a Reforma Tributária continua na pauta do mercado. Ontem, relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Celso Sabino (PSDB-PA), apresentou o relatório preliminar do texto enviado à Casa pelo governo.
LEIA MAIS:
- EXCLUSIVO: CEO da Viver conta planos da empresa
- Renner fecha contrato com Enel para fornecimento de energia eólica
Nos Estados Unidos, serão divulgados hoje os dados da inflação do produtor local, além da apresentação de resultados do segundo trimestre para o setor bancário norte-americano. Hoje, o Bank of America (NYSE: BAC) e a Delta Airlines (NYSE: DAL) apresentam seus balanços.
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os principais destaques para esta quarta-feira:
Prévia do PIB
O Banco Central divulga nesta quarta-feira (14) a prévia do PIB brasileiro, o IBC-Br. O indicador mede a atividade econômica do país e é utilizado para a elaboração da política monetária.
Ele pode mudar as expectativas dos investidores para a economia nos próximos meses e movimentar o mercado hoje.
Reforma tributária
O relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Celso Sabino (PSDB-PA), apresentou na terça (13) relatório preliminar do texto enviado à Casa pelo governo. Entre as mudanças feitas pelo relator e que afetam os investidores está a isenção dos dividendos de fundos imobiliários.
Na proposta enviada pelo governo, os dividendos desse tipo de fundo seriam tributados. O relator, porém, manteve a taxação de 20% sobre os dividendos de ações e o fim da dedução no Imposto de Renda dos juros sobre capital próprio pagos aos investidores. O assunto ainda deve movimentar a Bolsa nesta quarta (14).
Inflação ao produtor nos EUA
Os EUA divulgam nesta quarta (14) a inflação ao produtor. Como os produtores tendem a repassar essa variação para o consumidor, esse indicador permite traçar perspectivas para a inflação no país nas próximas semanas e agitar os investidores.
Na terça-feira (13), o país publicou a inflação oficial, que ficou em 5,4% nos primeiros seis meses do ano, acima da expectativa do mercado, que era de 4,9%.
Petróleo
Ainda nos EUA será divulgado o relatório de estoques de petróleo no país. O preço do combustível já passa por grande movimentação com a falta de um acordo entre os países da Opep+ para o aumento da produção nos próximos meses, e esse indicador pode agitar ainda mais o cenário.
Como a Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo dos EUA, a divulgação do relatório pode afetar diretamente as ações da empresa.
Resultados
Ainda no cenário internacional, na terça-feira (13) começou a temporada de publicação de resultados do segundo trimestre de 2021 nos EUA. Hoje, duas grandes empresas de setores importantes publicam seus balanços: o Bank of America (NYSE: BAC), um dos principais bancos do país, e a Delta Airlines (NYSE: DAL), uma das maiores companhias aéreas dos EUA.
A saúde das empresas por lá pode interferir na tomada de decisão dos investidores internacionais, além de dar sinais de como os setores estão se recuperando por aqui também. Por isso, é bom ficar atento.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: