
A mineradora Vale (VALE3) informou nesta terça-feira que concluiu obras de descaracterização da barragem Fernandinho, localizada em Nova Lima (MG), e da estrutura de contenção da Mina de Fábrica, que está entre os municípios mineiros de Itabirito e Ouro Preto.
Com as obras, a barragem Fernandinho, que faz parte do Complexo Vargem Grande, deixou de ter características de barragem, perdendo a função de armazenamento de rejeitos e de água, disse a Vale em comunicado.
Veja mais:
- Vale afirma que acordo sobre Mariana já foi estipulado e não cabe repactuação
- Credit Suisse eleva projeção de preço do minério de ferro e aço de ações brasileiras
Já a conclusão da estrutura de contenção à jusante que serve às barragens próximas à Mina Fábrica permite os preparativos para descaracterização das barragens Forquilhas I, II, III e Grupo, que possuem níveis de emergência acionados, acrescentou a mineradora.
A estrutura, segundo a empresa, tem capacidade para reter os rejeitos das barragens Forquilhas I, II, III, IV e Grupo, localizadas a montante da Mina Fábrica, em um cenário hipotético de ruptura simultânea.
As ações da Vale nesta segunda operavam em leve alta, mas entre as mais negociadas da B3. Às 14h30, o papel estava subindo 0,56%, cotado a R$ 115,71. O volume total negociado no mesmo horário era de 8,36 milhões.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: