Nesta quarta-feira (23), o Ibovespa iniciou sua sessão em baixa de 0,53%, aos 129.258,12 pontos. Ontem, o índice brasileiro perdeu os 130 mil pontos.
O mercado segue em cautela com o exterior no foco, uma vez que a eleição presidencial nos EUA será em duas semanas, além também das autoridades brasileiras seguirem em Washington para reuniões do FMI e Banco Mundial.
No cenário local, no âmbito político, a agenda está cheia, uma vez que os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, bem como para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participarão dos eventos relacionados às reuniões do FMI e Banco Mundial.
Já o presidente Lula participou de forma remota da cúpula dos Brics, destacando a importância de iniciativas conjuntas entre os países do bloco para enfrentar desigualdades econômicas e sociais. A fala reforçou a necessidade de avanços rumo a uma moeda única para transações entre os membros, sem extinguir as moedas nacionais.
Nos Estados Unidos, o foco econômico é o Livro Bege, que será divulgado hoje às 15h e trará pistas da política monetária, além de alguns outros dados e balanço da Tesla.
Na Europa, os principais índices do continente europeu operam majoritariamente em queda, com exceção de Madrid, sendo pressionadas pelas mineradoras, que acompanham a commodity, e pelos lucros fracos de pesos pesados como Deutsche Bank e L’Oreal.
Por fim, na Ásia, os principais índices do continente avançaram em sua maioria, enquanto a estreia da operadora de metrô japonesa Tokyo Metro impulsionou o otimismo dos investidores.