Nesta terça-feira (22), o Fundo Monetário Internacional divulgou um novo relatório com as mais recentes projeções econômicas do Brasil. Segundo as novas estimativas, o Brasil terá um crescimento de 3% em 2024, mas o cenário estará pior para 2025, citando a política monetária restritiva.
O relatório Perspectiva Econômica Global, que calcula a recuperação econômica global continua em meio aos desafios, mostrou que neste ano de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) local terá uma elevação de 0,9 ponto percentual na estimativa, ante a uma taxa de 2,1% calculada em julho.
Porém o FMI completou dizendo que mesmo com o aumento neste ano, com a política monetária ainda restritiva e o esperado esfriamento do mercado de trabalho, o crescimento deve moderar no próximo ano.
Com isso, para o ano de 2025, o Fundo prevê agora uma expansão do PIB de 2,2%, contra 2,4% estimados na última atualização do seu relatório há três meses.
Com o novo relatório publicado, é possível dizer que a economia brasileira mostrou resultados melhores do que o esperado no primeiro semestre em meio a um mercado de trabalho forte, inflação controlada e aumento da renda, e um impacto menor com as enchentes no estado do RS.
Por fim, vale lembrar que o IBGE divulgará em 3 de dezembro os números do PIB do terceiro trimestre, que consolidará ou não a pesquisa. No último relatório publicado no segundo trimestre, a economia brasileira expandiu 1,4% na comparação com o primeiro trimestre.