O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) concedeu autorização para a realização de novos concursos públicos nesta sexta-feira, 11 de novembro. As oportunidades abrangem posições no Comando da Marinha, na Fundação Biblioteca Nacional e na Fundação Casa de Rui Barbosa, totalizando 25 vagas. Os editais destes concursos têm prazo para publicação até abril de 2025, conforme informa o MGI.
Detalhes do Concurso na Fundação Biblioteca Nacional
Para a Fundação Biblioteca Nacional, foram disponibilizadas 14 vagas direcionadas a candidatos com nível superior. Dentre essas, 11 vagas estão destinadas ao cargo de técnico de documentação, enquanto as restantes 3 vagas são para a posição de analista de administração. Os profissionais contratados atuarão em importantes funções de preservação e administração dos acervos e serviços da instituição, desempenhando papéis fundamentais para a cultura e educação do país.

Oportunidades na Fundação Casa de Rui Barbosa
A Fundação Casa de Rui Barbosa também será contemplada com novos cargos. A autorização prevê 10 vagas, divididas entre as seguintes posições: 4 vagas para analista em ciência e tecnologia, 3 vagas para tecnologista e mais 3 para pesquisador. A contratação de novos profissionais irá reforçar as atividades de pesquisa e inovação que a fundação realiza, contribuindo para o desenvolvimento do patrimônio cultural e literário do Brasil.
Concurso Para Comando da Marinha
Além disso, o MGI autorizou uma vaga exclusiva para o cargo de Juiz do Tribunal Marítimo, pertencente ao quadro de pessoal do Comando da Marinha. Este cargo é de suma importância, dada a relevância das decisões jurídicas relacionadas ao tráfego marítimo e ao direito do mar no Brasil.
Nomeações de Servidores na CAPES
O Ministério também anunciou a nomeação de 50 novos servidores bem-sucedidos no concurso público promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estes novos servidores vão ocupar cargos de Analista em Ciência e Tecnologia, todos de nível superior, reforçando a capacidade da CAPES em promover e aperfeiçoar a educação superior e a produção de conhecimento no Brasil.
Esta série de autorizações e nomeações demonstra o compromisso do governo em fortalecer instituições fundamentais para o desenvolvimento científico, cultural e jurídico do país. A publicação dos editais de abertura irá detalhar os requisitos, prazos e processos de inscrição para os interessados em concorrer às vagas.
Veja também: