A agência de classificação de risco Moody’s anunciou a elevação do rating de 23 instituições financeiras brasileiras, refletindo uma melhora nas condições do mercado e a estabilidade econômica. Entre os bancos afetados pela revisão, destaque para o Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander Brasil, Nubank, Caixa Econômica Federal, além de outras instituições como o BNDES e BTG Pactual. Essas instituições tiveram o rating elevado de Ba2 para Ba1, com perspectiva positiva.
A revisão também atingiu a B3, que passou de Ba1 para Baa3, com perspectiva positiva, sinalizando uma melhora em sua avaliação de risco e maior confiança no mercado de capitais brasileiro. O Citibank do Brasil, por sua vez, manteve o rating de depósito de longo prazo em Baa3, mas viu sua avaliação de crédito de base (BCA) subir de Ba2 para Ba1.
Outras mudanças importantes:
- O Banco Modal subiu de Ba2 para Ba1, com perspectiva estável;
- A XP Inc. também avançou de Ba2 para Ba1, mantendo perspectiva estável;
- O Banco Mizuho do Brasil teve seu rating Baa2 mantido, com perspectiva estável;
- Já o BOCOM BBM manteve o rating Baa3, com perspectiva estável.
Essas mudanças indicam uma confiança crescente nas instituições financeiras do Brasil e refletem uma recuperação econômica gradual, além de uma perspectiva mais otimista para o setor no longo prazo.