A população da cidade de São Paulo acaba de viver o segundo setembro mais quente já registrado em 81 anos de medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia. A presença de fumaça no céu foi frequente no estado de São Paulo durante o mês de setembro de 2024, perceptível em vários dias na cidade de São Paulo.
A fumaça veio não só dos inúmeros incêndios no interior paulista e nas proximidades da cidade de São Paulo, mas também dos milhares de focos de fogo espalhados pelo Centro-Oeste e Norte do Brasil, assim como da Bolívia e do Paraguai.

Temperaturas Extremas em Setembro de 2024
No dia 26 de setembro de 2024, a temperatura na capital paulista chegou aos 36,7°C, a segunda maior temperatura já registrada em um dia de setembro desde 1943. Para se ter uma ideia, o recorde atual é de 37,1°C, no igualmente quente setembro de 2023.
O que mais impressionou foi a média das temperaturas máximas de setembro de 2024, que ficou em 30,0°C, 4,8° acima da média normal para setembro, que é de 25,2°C. Esta é agora a segunda maior média de máximas para este mês na cidade de São Paulo, muito próxima da média recorde de setembro de 2023, que foi de 30,2°C.
Como a Qualidade do Ar Foi Impactada?
Com excesso de fumaça e de poeira no ar, sem chuva e pouco vento, a cidade de São Paulo e o estado como um todo registraram vários dias com qualidade do ar ruim a muito ruim, segundo avaliações da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
- A fumaça foi distribuída por quase todo o país devido à circulação dos ventos sobre o Brasil.
- A presença de incêndios no interior e em áreas vizinhas contribuíram para a poluição.
- Eventos de fumaça intensa afetaram a visibilidade e a saúde pública de várias regiões.
Por Que Choveu Tão Pouco em São Paulo?
Sobrou calor, mas faltou chuva para São Paulo em setembro de 2024. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou apenas 15,2 mm no Mirante de Santana, em medição convencional. Isto representa apenas 18% da média normal de chuva para setembro, que é de 83,3 mm.
Setembro de 2023 teve apenas três eventos de chuva, mas em todos choveu mais de 20 mm, resultando em um total de 77,6 mm acumulados. A comparação mostra uma significativa redução no volume de chuvas entre os dois anos.
Impacto no Interior Paulista
De acordo com os registros do Instituto Nacional de Meteorologia, Valparaíso teve 15 dias com temperaturas iguais ou acima de 38°C. Em quatro dias, a temperatura atingiu mais de 40°C, chegando aos 42°C no dia 25 de setembro de 2024.
- Muitas horas com calor de 37°C a 40°C foram registradas no interior paulista.
- Os dados de setembro de 2024 são preliminares e o Inmet pode revisá-los, mas mesmo assim, este mês permanecerá no pódio da quentura.
O Que Esperar para o Futuro?
Em suma os dados e eventos climáticos recentes acendem um alerta para a necessidade de medidas mais eficazes no combate às mudanças climáticas. A frequência de temperaturas extremas e a baixa de chuvas indicam um padrão que pode trazer sérios desafios para a população e os gestores públicos.
Veja também: