Uma das seleções mais aguardadas no Rio é a do Ministério Público (MP) estadual, prevista para sair em breve. Para ajudar quem já está se preparando para este concurso — ou para processos seletivos similares —, Mauricio Soares, professor de Direito Constitucional da Degrau Cultural, dá algumas orientações.
— A melhor forma de estudar para o concurso do Ministério Público do Rio é aliar o estudo teórico com exercícios. Se o aluno tiver três horas para estudar, por exemplo, deve dedicar um para fazer exercícios e duas horas para rever os pontos que errou — diz ele, acrescentando: — No que tange à disciplina de Direito Constitucional, é fundamental dar atenção aos direitos fundamentais, pois todas as bancas organizadoras sempre cobram bastante esse assunto. Contudo, observar as funções essenciais à Justiça será de grande importância, pois é outro tema também muito explorado em provas, especialmente no concurso do Ministério.

Como garantir uma preparação eficaz?
De acordo com Mauricio Soares, a chave está em dividir bem o tempo de estudo. Ele sugere a aplicação prática dos conteúdos por meio de exercícios para melhor se preparar, especialmente para um concurso do Ministério.
- Dedique um terço do tempo para exercícios.
- Use o restante do tempo para revisar os pontos fracos identificados.
Este método ajuda a fixar os conteúdos mais cobrados, como os direitos fundamentais e as funções essenciais à Justiça.
Qual é a importância do Direito Constitucional no Concurso do Ministério?
O Direito Constitucional é uma das disciplinas mais importantes para o concurso do MP-RJ. A compreensão dos direitos fundamentais é essencial, pois todas as bancas organizadoras dão muita ênfase a este tema, especialmente para quem busca uma carreira no Ministério.
Temas mais cobrados:
- Direitos Fundamentais
- Funções Essenciais à Justiça
Esses são temas recorrentes e que exigem atenção dobrada dos candidatos.
Exemplos de sucesso até o Ministério.
Cristina Freitas é um exemplo de quem conseguiu sucesso em um concurso público. Ela foi aprovada no concurso do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), no cargo de analista de TI, após um ano de estudo.
– TI foi minha primeira graduação. Depois, comecei a dar aula e fui fazer outras faculdades. Minha vida toda foi na Educação. Mas, no pós-pandemia, eu vi um anúncio sobre o concurso do Tribunal de Justiça do Rio. No dia seguinte, eu estava aqui estudando. Foi um divisor de águas no meu caminho até o Ministério. A prova foi exatamente um ano depois do início dos meus estudos. E deu tudo certo!
Estratégia de estudo de Cristina:
- Estudo diário de seis a oito horas.
- Aulas online com Degrau Live.
- Simulados aos domingos.
Ela também incentiva outros candidatos:
– Eu diria para os meus colegas: não desistam, porque vale a pena! É difícil, é solitário, estudar é um processo doloroso às vezes, mas é temporário. Depois você vai usufruir da felicidade do que vai alcançar, especialmente se for no Ministério.
Em suma, com essas dicas e um bom planejamento, é possível se preparar adequadamente para o concurso do Ministério Público do Rio e alcançar a aprovação desejada.