As séries de ficção científica fazem sucesso com o público por oferecerem um amplo universo de possibilidades complexas em seus roteiros. Utilizando a ciência como plano de fundo para histórias de terror e suspense, essas séries abordam temas como viagens no tempo, avanços científicos e tecnológicos em novas perspectivas e até inovações no ramo da genética.
Estes elementos resultam em obras-primas como Black Mirror (2011), The 100 (2014) e Andor (2022), acessíveis em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Max (antiga HBO Max) e Star Plus. Pensando em quem não abre mão de uma trama cheia de dilemas morais e distopias com base em fundamentos da ciência, o TechTudo preparou uma lista com séries do gênero que merecem atenção. A seguir, confira títulos, enredo e onde assistir.
Quais são as melhores séries de ficção científica no streaming?

- Ruptura (2022)
- Black Mirror (2011)
- Silo (2023)
- Andor (2022)
- Periféricos (2022)
- The Expanse (2015)
- Arquivo X (1993)
- The 100 (2014)
- Sense8 (2015)
- Fringe (2008)
- Bônus: Westworld (2016)
- Bônus: Orphan Black (2013)
Ruptura (2022)
A série Ruptura é uma boa pedida quando o assunto é inovação no gênero, por sua mistura de ficção científica e thriller psicológico, ao explorar a separação radical entre vida profissional e pessoal. A trama gira em torno de Mark Scout, um funcionário da misteriosa Lumon Industries. A empresa implementa um procedimento conhecido como “ruptura”, que separa as memórias de trabalho das memórias pessoais de seus funcionários, criando duas versões distintas de suas vidas. À medida que Mark e seus colegas descobrem sobre o experimento, começam a surgir questões sobre a ética e as verdadeiras intenções por trás da empresa.
Com direção de Ben Stiller (Deserto Selvagem), o elenco composto por Britt Lower (Mr. Roosevelt), Patricia Arquette (The Act) e Dichen Lachman (Planeta dos Macacos: O Reinado) é estrelado por Adam Scott (Madame Teia). Com boa recepção entre a crítica, a série obteve nota 8.7 no IMDb e 97% de aprovação da imprensa no Rotten Tomatoes. O show está disponível para streaming na Apple TV+.
Black Mirror (2011)
Outro grande sucesso do gênero que merece atenção é Black Mirror. A série épica é uma antologia de ficção científica em que cada episódio apresenta uma história independente, explorando o lado sombrio da tecnologia e suas implicações na sociedade moderna. Vale lembrar que a obra rendeu o meme “isso é muito Black Mirror” nas redes sociais.
Com seis temporadas, o elenco já contou com participações de Daniel Kaluuya (Corra!), Anthony Mackie (Falcão e o Soldado Invernal) e Letitia Wright (Pantera Negra). A criação é de Charlie Brooker (2020 Nunca Mais). Original da Netflix, a produção foi bastante elogiada entre o público e a crítica, nos principais agregadores. No IMDb a produção obteve nota 8.7 e 83% de aprovação especializada no Rotten Tomatoes.
Silo (2023)
A produção baseada na obra literária de Hugh Hower, Silo é ambientada em um futuro distópico onde a humanidade vive em um gigantesco silo subterrâneo devido à superfície da Terra ter se tornado inabitável. O roteiro gira em torno de Juliette Nichols, uma engenheira que começa a desvendar mistérios ocultos sobre a verdadeira natureza dos abrigos e a sociedade que nele reside.
Com criação de Graham Yost (Justified), o elenco é estrelado por Rebecca Ferguson (Duna) e co-estrelado por Rashida Jones (The Office) e Tim Robbins (Um Sonho de Liberdade). Com uma boa performance nos agregadores, a obra obteve nota 8.1 no IMDb e 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. A série está disponível na Apple TV+.
Andor (2022)
Original do Disney+, a série de ficção científica Andor é ambientada no universo de Star Wars. A trama segue a trajetória de Cassian Andor, um ladrão que se transforma em um dos heróis mais importantes da Aliança Rebelde. A história se debruça sobre os primeiros anos da Rebelião contra as tiranias do Império, mostrando as missões perigosas e o desenvolvimento pessoal de Andor. O elenco é protagonizado por Diego Luna (Pacto de Justiça) e também conta com Adria Arjona (O Pai da Noiva) e Faye Marsay (Game of Thrones).
Com direção de Toby Haynes (Conduta de Risco), a obra obteve nota 8.4 no IMDb e 96% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Gostou das nossas dicas? Confira essas e outras séries de ficção científica no seu serviço de streaming favorito e aproveite para mergulhar em universos de infinitas possibilidades.