
Esta terça-feira (6) começa com o cenário doméstico ainda movimentando o mercado e deixando investidores agitados. Além do reflexo dos embates políticos do governo Bolsonaro, a bolsa deve ser impactada com o anúncio de ontem (5), do Boletim Focus, e com os de hoje para o setor econômico.
Ao apagar das luzes de ontem, o Governo Federal anunciou a prorrogação do auxílio emergencial por mais 3 meses. Além disso, a Petrobras anunciou o aumento de até 6% no gás de cozinha.
LEIA MAIS:
- Bolsa de Valores: Saiba os feriados que afetam o segundo semestre
- Saiba os assuntos que vão movimentar o mercado esta semana
No radar, ainda estão a CPI da Covid, que terá o depoimento de Regina Célia Silva Oliveira, servidora do Ministério da Saúde e que foi apontada como responsável por autorizar a compra da vacina Covaxin, e o anúncio sobre dados de mercado de trabalho da Fundação Getúlio Vargas.
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os principais destaques desta terça:
Auxílio emergencial
Na segunda (5), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou decreto que prorroga por mais três meses o pagamento do auxílio emergencial.
Para custear o benefício, o presidente editou medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário em favor do Ministério da Cidadania. Como o anúncio saiu após o fechamento de mercado, a Bolsa pode reagir à prorrogação nesta terça (6).
Petrobras
A Petrobras confirmou na segunda (5) o reajuste do preço do GLP (gás liquefeito de petróleo), o gás de cozinha. O quilo do combustível passará para R$ 3,60, um aumento médio de 6%. Ainda na segunda, a empresa subiu também os valores dos combustíveis. A alta foi de 6% para a gasolina e de 3,7% para o óleo diesel. Apesar de o anúncio ter sido feito ontem à tarde, ele pode movimentar as ações da empresa ainda nesta terça (6).
CPI da Covid
A CPI da Covi ouve nesta terça (6) Regina Célia Silva Oliveira, servidora do Ministério da Saúde que foi apontada como responsável por autorizar a compra da vacina Covaxin, mesmo com divergências com relação ao contrato inicial.
O depoimento pode comprometer ainda mais o presidente Jair Bolsonaro, que na semana passada foi alvo de um pedido de inquérito aberto pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que deseja investigar supostas irregularidades na compra do imunizante. Este assunto pode mexer com a confiança dos investidores no país e movimentar o mercado hoje.
Mercado de trabalho
A FGV divulga nesta terça (6) o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que leva em consideração outras pesquisas feitas pela instituição, e cria perspectivas para o mercado de trabalho brasileiro.
Como o emprego está ligado diretamente ao consumo e ao aquecimento da economia, o dado pode movimentar a Bolsa hoje.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: