O preço do bitcoin, a principal criptomoeda do mundo, passou de US$ 67 mil para menos de US$ 47 mil entre novembro e dezembro, o que significa uma queda de 30% no período. Embora as fortes oscilações já façam parte da rotina das moedas digitais, a variação negativa pode ser assustadora ao considerar que o ativo vem rompendo recordes ao longo dos últimos meses.
Durante participação ao programa Crypto News, o CEO da O2 Research, Marcello Paz, avaliou o cenário de histeria: “Não existe crise anunciada. Eu nunca vi nenhuma crise que tenha sido anunciada com antecedência, quando os movimentos acontecem são por motivos que a gente nunca vai saber quais são exatamente (…) o mercado é muito mais complexo”, avaliou.
Para o próximo ano, Paz acredita que o cenário é incerto, no entanto, avalia uma tendência de alta. “Para o ano que vem, a gente tem algumas coisas que podem ser catalizadores de problema, principalmente se a inflação mundial se mantiver crescente nos próximos meses e o Fed precisar mexer na taxa de juros ou aumentar muito a velocidade do tapering“, analisou.
Caso esse cenário se concretize, o estrategista destaca que o risco é maior do mercado de criptomoedas ter uma forte queda.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.