Os contratos futuros de açúcar bruto dispararam 3,5% em Nova York nesta segunda-feira (26), reflexo dos incêndios que devastaram milhares de hectares de canaviais no Brasil, o maior produtor mundial. O café arábica também registrou alta, enquanto o café robusta, o açúcar branco e o cacau em Londres não foram negociados devido ao feriado bancário no Reino Unido.

Imagem: Internet.
Preço do açúcar
O açúcar bruto fechou a 19,04 centavos de dólar por libra-peso, após um aumento de 0,65 centavo. Os incêndios recentes nos canaviais de São Paulo causaram prejuízos estimados em 350 milhões de reais e afetaram mais de 1% das lavouras no estado. O evento levou investidores a ajustar suas posições, aumentando o interesse de compra nos futuros de açúcar.
No mercado de café, o arábica subiu 1% para 2,4965 dólares por libra-peso, sustentado por uma oferta global reduzida, especialmente do tipo robusta. A previsão é de que algumas chuvas atinjam as áreas produtoras de café no Brasil, mas em volumes muito pequenos.
As expectativas do mercado indicam que os preços podem continuar a subir devido aos impactos contínuos dos incêndios e às condições apertadas de suprimento.