Apesar das altas e baixas o Ibovespa fechou no vermelho nesta terça-feira (27). A prévia da inflação de agosto é a causa do burburinho do dia, no momento em que as discussões sobre os próximos passos da política monetária seguem no centro das atenções. A escolha de um novo nome para a presidência da Vale parece bem recebida pelo mercado
Segundo análise de Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, o ibovespa operou hoje próximo da estabilidade, em grande parte carregada pela Vale (VALE3), que sobe por conta da alta do minério de ferro. O IPCA-15 impactou mais os juros e o dólar, e nossa bolsa não refletiu tanto o dado. Em boa parte, o Ibovespa está em leve queda, com os investidores realizando lucros.
Entre os destaques de alta, fica a Vale (VALE3), que está contribuindo em mais de 500 pts no índice hoje, e vem refletindo a boa performance do minério de ferro na China, que sobe forte nos últimos dias, e já voltou a ser cotado acima dos 100 dólares.

Entre as quedas, temos as ações da São Martinho (SMTO3). Com forte fluxo vendedor no ativo, acredito que a queda vem por conta das queimadas que devem impactar os balanços das usinas de etanol. Opera também em queda a 3R Petroleum e PetroReconcavo, refletindo a queda do petróleo no mundo, após a forte alta de ontem.
Tanto no dólar como nos juros futuros, o IPCA-15 fez preço na nossa curva de juros. Apesar de um dado mais benéfico e que reforça a opção do Banco Central de manter a SELIC nos atuais 10,50%, o dado não foi suficiente para o mercado devolver prêmio na ponta curta da curva de juros, refletindo ainda que as apostas de uma possível alta da SELIC no dia 18 de setembro ainda estão na mesa para o mercado. Acredito que saindo o dado cheio do IPCA no inicio de setembro, isso possa mudar.
Já o dólar opera próximo do zero a zero, apesar da nossa curva de juros em alta hoje, o dólar não acompanhou o movimento, visto que lá fora o dólar vem enfraquecendo depois do FED sinalizar que vai mudar a política monetária nos EUA, e iniciar o ciclo de cortes de juros.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 136.775,91 (-0,08%)
- S&P 500: 5.625,83 (+0,16%)
- Nasdaq: 17.754,82 (+0,16%)
- Dow Jones: 41.250,50 (+0,02%)
- Dólar: R$ 5,50 (+0,18%)
- Euro: R$ 6,15 (+0,04%)