O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (3) que o Brasil está retomando um ritmo de crescimento saudável e está condenado ao avanço econômico. A declaração ocorreu durante a 26ª edição do Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ).
Durante o evento, Guedes afirmou que o País está saindo de uma fase de recuperação cíclica para entrar em uma etapa de aumento de renda. Entretanto, o ministro destacou ainda que é possível esperar uma desaceleração forte no curto prazo por conta do avanço da taxa básica de juros e da inflação.
“Saímos de uma fase de recuperação cíclica, baseada em transferência de renda, e estamos indo agora para o crescimento de renda, baseado no aumento dos investimentos […] É claro que vai haver uma desaceleração forte, porque os juros estão subindo e a inflação subiu. Nós estamos fazendo a coisa certa. O importante não é a previsão, é fazer a coisa certa”, comentou Guedes.
Guedes prevê avanço dos investimentos
De acordo com o ministro, a fase de crescimento da economia deve ser sustentada pelo aumento dos investimentos no país. Guedes destacou que o Brasil, com o apoio do setor privado, está trabalhando para uma renovação industrial, que será baseada na exploração de gás natural, petróleo, hidrovias, aeroportos e do setor elétrico.
“Nós vamos reindustrializar o Brasil por meio da indústria eólica. O crescimento é inevitável”, disse ele.