Nesta segunda-feira (29), o Ibovespa fechou em alta, em dia de recuperação após as quedas da última sexta-feira (26), devido a receios em relação à descoberta da variante ômicron da Covid-19.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou pela manhã que a ômicron representa “um risco muito elevado para o planeta”, mas também ressaltou que há dúvidas sobre o perigo real, deixando claro que ainda não foi registrada nenhuma morte em decorrência desta cepa.
Além disso, diversos indicadores econômicos movimentaram o mercado doméstico, como o Boletim Focus, o IGP-M e os desdobramentos da PEC dos Precatórios.
O levantamento Focus do Banco Central desta segunda mostra que a projeção para a alta do IPCA aumentou pela 34ª semana seguida e foi a 10,15%, ante 10,12% da semana anterior, bem acima do objetivo de 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. Para 2022, a conta aumentou em 0,04 ponto e chegou a 5,0%, exatamente o teto da meta, já que esta será no ano que vem de 3,5%.
Nos Estados Unidos as bolsas também fecharam em alta, impulsionadas pelos ganhos em ações de tecnologia de peso, conforme investidores corriam para tirar proveito das fortes perdas provocadas pelo coronavírus. As ações do Twitter também subiram com a notícia de que seu presidente executivo, Jack Dorsey, deve renunciar.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 0,58%, cotado a 102.814,03 pontos.
O dólar comercial registrou alta de 0,27%, cotado a R$ 5,6114
Nos Estados Unidos, as bolsas também subiram. O S&P 500 fechou em +1,24% (4.651,70), o Nasdaq subiu +1,88% (15.782,80), enquanto o Dow Jones registrou +0,68% (35.135,78).
Confira destaques desta segunda:
Pacheco: Aprovando PEC dos Precatórios na CCJ, levarei para plenário na quinta
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios deve ser votada pelo plenário da Casa na quinta-feira, 2 de dezembro. A proposta está pautada para votação amanhã na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A data citada por Pacheco representa um adiamento em relação à expectativa inicial do governo do presidente Jair Bolsonaro, que era liquidar a votação no Senado amanhã. O Executivo, porém, ainda está buscando votos para consolidar o placar necessário, de 49 votos favoráveis no plenário.
“Aprovando na Comissão de Constituição e Justiça, eu levarei imediatamente na pauta do Senado Federal, acredito que quinta-feira, após as sabatinas que nós temos”, disse Pacheco, citando a agenda do Senado para avaliar a indicação do ex-ministro André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Biden diz que EUA traçam planos de contingência contra ômicron com farmacêuticas
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, procurou tranquilizar os norte-americanos nesta segunda-feira (29) dizendo que o país está preparado para lidar com a nova variante ômicron da Covid-19 e prometeu acelerar o desenvolvimento de vacinas para combatê-la se necessário.
“Esta variante é causa de preocupação, não causa de pânico”, disse Biden em comentários na Casa Branca depois de uma reunião com sua equipe de combate à Covid-19.
“Mais cedo ou mais tarde, veremos casos desta nova variante aqui nos Estados Unidos”, disse ele. A Casa Branca está trabalhando com as fabricantes de vacinas Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para desenvolver planos de contingência, caso necessário, para lidar com a ômicron, disse ele.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.