O Ibovespa fechou o dia em forte queda nesta sexta-feira (26) e por consequência, perdendo todos os ganhos adquiridos ao longo do mês, devido á nova variante do coronavírus registrada na África do Sul.
Além disso, a repercussão dessa variante, bem como as preocupações globais sobre as consequências de uma nova pandemia, gerou uma queda não só no Ibovespa, mas também no mercado europeu e nas bolsas estadunidenses, que viu os papéis de viagens, bancos e commodities liderarem as quedas.
Pouco se sabe sobre a variante, mas cientistas dizem que ela tem uma combinação atípica de mutações, e pode ser capaz de evitar respostas imunológicas das vacinas e ser mais transmissível.
O enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate à Covid-19, David Nabarro, disse que é apropriado estar preocupado com a disseminação da nova variante do coronavírus identificada na África do Sul.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta sexta, a adoção de medidas restritivas de caráter temporário em relação aos voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, em decorrência a nova variante identificada como B.1.1.529.
O Ibovespa fechou em forte queda de 3,39%, cotado a 102.224,26 pontos.
O dólar comercial fechou em alta de 0,55%, cotado a R$ 5,5961.
Nos EUA, as bolsas encerraram em queda forte. O S&P 500 indicou – 2,09% (4.603,20), o Nasdaq fechou em -2,23% (15.491,70), enquanto o Dow Jones fechou em -2,53% (34.899,34).
Confira destaques desta sexta:
Preços do petróleo caem US$10/barril em maior queda diária desde abril de 2020
Os preços do petróleo despencaram 10 dólares o barril nesta sexta-feira, sua maior queda em um dia desde abril de 2020, com uma nova variante do Covid-19 assustando os investidores e aumentando as preocupações de que um superávit de oferta poderia aumentar no primeiro trimestre.
O petróleo caiu junto com os mercados de ações globais devido ao temor de que a variante pudesse prejudicar o crescimento econômico e a demanda de combustível.
EUA impõem restrições de viagem a 8 países do sul da África por nova variante da Covid
Os Estados Unidos irão restringir as viagens para os Estados Unidos de oito países do sul da África a partir de segunda-feira por preocupação sobre uma nova variante da Covid-19 encontrada na África do Sul, disse um alto funcionário do governo norte-americano nesta sexta-feira (26).
O funcionário disse que as restrições se aplicarão a África do Sul, Botsuana, Zimbábue, Namíbia, Lesoto, Suazilândia, Moçambique e Malaui, e serão “implementadas com muita cautela à luz de uma nova variante da Covid-19 que circula na África Meridional”. A medida não proíbe voos nem se aplica a cidadãos norte-americanos e residentes permanentes legais, disse a autoridade.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.