As principais bolsas mundiais operam mistas nesta sexta-feira (19), com os investidores repercutindo a temporada de balanços. Na Europa, as vendas no varejo do Reino Unido cresceram como era esperado em outubro na comparação com setembro. Já o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 18,4% na comparação anual em outubro, puxado pelos preços de energia.
Otimismo também na Ásia. As bolsas da China e Hong Kong fecharam em alta após notícias de que a Evergrande vai dar continuidade à construção de 63 projetos. Por lá, o de minério de ferro fechou em alta de 2,5%.
Aqui no Brasil, o mercado fica de olho nas discussões sobre a aprovação da PEC dos Precatórios, com a possibilidade de fatiamento da proposta. Ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse não ver espaço para a inclusão de aumento de salários para servidores, como havia sugerido o presidente Jair Bolsonaro. Na quinta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, previu que todos os candidatos à eleição presidencial em 2022 deverão prometer tornar permanente o Auxílio Brasil, no valor de R$ 400. O valor é mais do que o dobro do que a média paga pelo Bolsa Família.
Já no radar corporativo, a Alliar (ALLR3) afirmou ontem que a MAM Asset Management, gestora de recursos do empresário Nelson Tanure, enviou proposta vinculante direcionada aos acionistas controladores da empresa para aquisição das ações da companhia detidas pelos acionistas controladores, pelo preço por ação de R$ 20,50. Ontem, as ações da Alliar fecharam em alta de mais de 22% após a notícia de que Nature assumiu controle da companhia.