A economia dos Estados Unidos mostrou sinais de desaceleração na criação de empregos em julho, de acordo com o relatório de empregos (Payroll) divulgado hoje.
Foram criados 114 mil novos postos de trabalho no mês passado, um número significativamente menor em comparação aos 179 mil empregos criados em junho, que por sua vez foram revisados para baixo dos inicialmente reportados 206 mil. O consenso do mercado esperava a criação de 175 mil novas vagas.
Além da desaceleração na criação de empregos, o relatório de julho também revelou que o salário médio por hora subiu apenas 0,2%, ficando abaixo da expectativa do mercado, que era de um aumento de 0,3%.
No comparativo anual, os salários registraram um aumento de 3,6%, também inferior à mediana esperada de 3,7% e ao aumento de 3,9% registrado em junho.
Os números abaixo das expectativas tanto na criação de empregos quanto no aumento salarial sugerem uma possível moderação na recuperação do mercado de trabalho americano. Esta desaceleração pode influenciar as próximas decisões do Federal Reserve (Fed) sobre políticas de taxas de juros e outras medidas econômicas.