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Início ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CAE convida Guedes, Bento e presidente da Petrobras para debater alta de combustíveis

Por Agência Reuters
16 de novembro de 2021
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS
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A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado fará audiência pública sobre a alta no preço dos combustíveis na próxima terça-feira (16) com os ministros da Economia, Paulo Guedes, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.

A presença das autoridades na comissão foi acertada a pedido do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que advogava por mais debate antes da votação de projeto de lei que cria um programa da estabilização do preço de derivados do petróleo no Brasil, sob a relatoria do senador e líder da Minoria na Casa, Jean Paul Prates (PT-RN).

“Essa é uma matéria muito importante, muito delicada, tem repercussões do ponto de vista dos investimentos e das concessões, que se avizinham, tendo, inclusive, já uma rodada de concessão marcada para o mês de dezembro”, argumentou Bezerra, ao sugerir a realização das audiências públicas.

Senadores da comissão concordaram em convidar as autoridades –havia requerimentos de convocação, que foram transformados em convites–, e ficou acertado que o projeto relatado por Prates será votado pela CAE no dia 30.

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30 de setembro de 2025
SME adquire HIAS Group e anuncia expansão para Portugal A SME The New Economy anunciou a aquisição de 10% da HIAS Group em uma operação avaliada em cerca de R$ 50 milhões. A transação marca o início de um plano de internacionalização, tendo Portugal como primeiro destino da estratégia. A HIAS, especializada em marketing B2B, pretende utilizar o aporte para consolidar sua presença fora do Brasil. O setor de marketing digital no país vive uma fase de forte crescimento. Estimativas indicam que o mercado brasileiro de marketing B2B deve avançar 32% até 2025, impulsionado pela inteligência artificial e pela análise de dados. Nesse cenário, a diferença de volume investido em publicidade digital entre Brasil e Portugal é vista como oportunidade para expansão. Quais fatores motivaram a entrada em Portugal? Em 2024, o Brasil movimentou R$ 37,9 bilhões em publicidade digital, enquanto Portugal investiu cerca de € 880 milhões. O contraste revela espaço de crescimento, já que o mercado português ainda enfrenta desafios relacionados à digitalização e ao uso de ferramentas de performance. Nesse sentido, a HIAS aposta em oferecer soluções mais avançadas e adaptadas ao contexto local. De acordo com Theo Braga, CEO da SME, a expansão é um passo estratégico para aproximar práticas consolidadas no Brasil do mercado europeu. Além disso, a operação reforça a construção de um ecossistema voltado para inteligência e criatividade em comunicação B2B. Diferenciais e posicionamento da HIAS A HIAS Group atua de forma distinta ao rejeitar o modelo tradicional de agências, desenvolvendo projetos sob medida para cada cliente. Com valuation estimado em R$ 25 milhões, a empresa busca alinhar inovação com resultados mensuráveis, especialmente em setores que exigem comunicação mais direcionada. Por outro lado, a parceria com a SME visa ampliar esse posicionamento e criar uma ponte entre os mercados do Brasil e da Europa, replicando soluções que unem criatividade com performance mensurável. Quais são os próximos passos da estratégia? A entrada em Portugal é vista pelas empresas como o primeiro estágio de uma estratégia mais ampla de internacionalização. Enquanto isso, novas oportunidades em outros países já estão sendo estudadas, com foco em mercados em transição digital. Operação avaliada em: R$ 50 milhões Participação adquirida: 10% da HIAS Group Valuation da empresa: R$ 25 milhões Investimento em publicidade digital (2024): R$ 37,9 bilhões no Brasil vs. € 880 milhões em Portugal SME adquire HIAS Group e anuncia expansão

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“Se o governo não atua, me desculpem, mas nós temos que fazer alguma coisa. Vamos ajudar o governo, como ajudamos no auxílio emergencial — levou quatro meses para se mexer. Então, a gente vai cutucar lá. Vamos cutucar aqui!”, disse Prates ao defender o projeto para o qual apresentou um substitutivo.

“E com isso, com os debates, aí sim, acho fundamental… que os dois ministros venham já na terça que vem aqui tratar desse projeto”, acrescentou.

No parecer já protocolado no sistema do Senado, Prates defende que seja adotado um sistema de banda (amortização de preços), ainda que o governo continue responsável pela política de preço de combustíveis.

“Diante de uma queda súbita no valor internacional, o programa vai manter os preços e acumular os valores correspondentes à redução dos custos. Caso o preço suba, essa reserva será usada para retardar a transferência da alta ao consumidor. É uma espécie de “poupança” ou amortização dos preços, que ajudará a conter as altas do preço do combustível no mercado nacional e minimizará os impactos da política de preço de paridade de importação (PPI), adotada pela política de preços dos combustíveis implantada no Brasil, desde 2017, no governo de Temer, que atrelou o custo do combustível brasileiro ao valor do dólar”, explicou o relator.

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Tags: combustíveispaulo guedespetrobraspreço dos combustíveis
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