BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Redução no Teto de Juros do Empréstimo Consignado INSS Gera Preocupações!

BMCNEWS Por BMCNEWS
01/08/2024
Em Direitos e Benefícios, INSS, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O caminho para solicitar crédito consignado no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem se tornado cada vez mais complexo. A sequência de reduções no teto de juros aprovada pelo governo está causando incômodos tanto para aposentados quanto para instituições financeiras. O resultado? Uma ameaça potencial ao fim do empréstimo fácil que tantos aposentados utilizam.

Desde março do ano passado, o teto de juros do consignado do INSS foi cortado oito vezes. Essas mudanças foram lideradas pelo Ministério da Previdência Social, que recebeu aprovação do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) para efetivar as alterações.

Teto de Juros do Empréstimo Consignado INSS

INSS Reponde Greve: Dias NÃO Trabalhados devem ser DESCONTADOS!
Reprodução : Internet

No momento, as taxas de juros do empréstimo consignado no INSS estão em:

  • Crédito consignado: 1,66% ao mês;
  • Cartão de crédito consignado: 2,46% ao mês.

A redução no crédito consignado foi significativa – 21,84% desde março, quando o teto era de 2,14%. No início das mudanças, os bancos resistiram, chegando a suspender a oferta deste tipo de crédito como forma de protesto. Conforme as instituições financeiras, reduzir tanto os juros torna a operação financeiramente inviável.

Esse tipo de empréstimo geralmente é mais fácil de obter porque o pagamento é descontado diretamente do salário do aposentado ou pensionista. No entanto, a sequência de reduções nos juros tem levado os bancos a reconsiderar essa facilidade.

Por que os Bancos Estão Cortando o Crédito Consignado INSS?

A tentativa do governo de tornar o crédito consignado do INSS mais atraente, por meio da redução dos juros, tem tido um efeito contrário. Com a queda nas margens de lucro, os bancos estão mais rigorosos na concessão dos empréstimos.

Outro fator que torna as instituições financeiras mais seletivas é o aumento nos custos de captação de recursos. Com a impossibilidade de repassar esse aumento para as taxas de juros do crédito, os bancos cogitam suspender essa linha de empréstimo. A Dataprev, empresa pública responsável pelo processamento de dados da Previdência, informou que o volume financeiro de novos empréstimos com margem livre caiu 23% entre 2022 e 2023.

Quais as Consequências para os Pensionistas?

A redução dos juros inicialmente parece uma boa notícia para os aposentados e pensionistas, já que menores juros significam menores custos com empréstimos. Porém, a realidade tem mostrado que a situação é mais complexa. Com os bancos se tornando mais criteriosos, há um risco real de que a oferta desse tipo de crédito diminua de forma significativa.

Leia Mais

Idosos e suas famílias, cuidado com falsos funcionários do INSS que visitam residências para roubar dados

Idosos e suas famílias, cuidado com falsos funcionários do INSS que visitam residências para roubar dados

28 de dezembro de 2025
CARECA DO INSS

Corrupção, um fenômeno que transcende ideologias

22 de dezembro de 2025

Para muitos aposentados, o crédito consignado é uma das poucas formas de conseguir acesso a quantias maiores de dinheiro com juros mais baixos. Caso a oferta desse empréstimo seja severamente restringida, muitos poderão se ver sem opções viáveis para suas necessidades financeiras.

Em resumo, a redução no teto de juros do crédito consignado do INSS, embora bem-intencionada, está criando uma série de repercussões indesejadas. A tendência é de que os bancos continuem a ajustar suas políticas de concessão de crédito para se adaptar às novas condições do mercado, o que poderá afetar diretamente os beneficiários do INSS.

O que Esperar do Futuro do Crédito Consignado INSS?

O futuro do crédito consignado do INSS está envolto em incertezas. As ações do governo visam beneficiar os aposentados, mas a resistência dos bancos indica que um equilíbrio ainda não foi alcançado. Resta observar como essa situação irá evoluir e quais serão as próximas medidas adotadas pelo governo e pelas instituições financeiras.

Enquanto isso, é fundamental que os aposentados e pensionistas estejam atentos às mudanças nas condições de crédito e busquem informações confiáveis para tomar decisões financeiras informadas.

A jornada de toneladas de especiarias, da colheita ao processamento na fábrica que abastece o mundo

Reforma tributária entra em fase de testes em 2026

Ações de frigoríficos caem e Brasil busca flexibilizar cotas de carne com a China

Nem gasolina, nem elétrico: China apresenta motor movido a amônia que pode acabar com a indústria de baterias

Lei do retrovisor 2026 valendo em todo território brasileiro afeta motoristas nas ruas e rodovias

Cidade fundada em 1895 se tornou um “oásis” no sertão graças à irrigação do Rio São Francisco

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.