Nesta quarta-feira (31), o Ibovespa iniciou sua sessão alta de 0,57%, aos 126.859,17 pontos. Ontem, o índice brasileiro terminou em queda e batalha para subir aos 127 mil pontos.
O mercado fica à espera de decisão de juros no Brasil e EUA, além de outros dados importantes que serão divulgados.
No cenário local, foi divulgado a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que mostrou que a taxa de desemprego no Brasil atingiu 6,9% no trimestre encerrado em junho de 2024, marcando uma queda significativa em comparação aos trimestres anteriores.
Além disso, temos o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central no dia de hoje, que anunciará a decisão sobre a Selic a partir das 18h30.
Nos Estados Unidos, foi divulgado o Relatório Nacional de Emprego ADP, que mostrou que no setor privado, foram criados 122 mil vagas de emprego, de 155 mil em junho. O indicador veio abaixo do consenso, que esperava a criação de 150 mil vagas.
Outros dois momentos importantes do dia são a divulgação do PMI americano e também a decisão do Fomc, com o Federal Reserve (Fed) divulgando por volta das 15h30. Assim, os índices futuros em Wall Street operam em alta.
Na Europa, foi divulgada a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro atingiu 2,6% em julho, ganhando força ante os 2,5% em junho. Com isso, os principais índices europeus operam de forma mista.
Por fim, na Ásia, os principais índices fecharam o dia em alta, com investidores digerindo dados de atividade empresarial da China, enquanto o BoJ aumentou as taxas de juros de referência para cerca de 0,25%.