Se você não coloca o CPF na nota fiscal em suas compras, depois desse artigo, sem dúvida, vai repensar essa atitude. Inserir o CPF na nota fiscal traz múltiplas vantagens para os consumidores. Entre os benefícios disponíveis, está a possibilidade de participar de sorteios e ganhar prêmios em dinheiro ou outros benefícios dos governos estaduais.
Além disso, esta prática contribui para o combate à sonegação fiscal, ajudando na arrecadação de impostos que se revertem em serviços públicos de saúde e educação. Outro ponto positivo é que você pode acompanhar seus gastos pessoais ao longo do ano, facilitando a declaração do Imposto de Renda.

Quais são os benefícios de colocar o CPF na nota?
Colocar o CPF na nota fiscal é uma prática vantajosa para os consumidores e para a sociedade como um todo. Você pode monitorar suas compras no site da Secretaria da Fazenda do seu estado, e alguns estados oferecem a opção de utilizar os créditos para abater o valor do IPVA ou receber o valor em conta corrente.
Vários estados no Brasil possuem programas que incentivam o consumidor a informar o CPF na nota fiscal. Destacamos alguns desses programas e seus benefícios:
Principais programas de CPF na nota:
Veremos agora alguns dos programas estaduais que oferecem benefícios para quem coloca o CPF na nota fiscal:
Nota Fiscal Paulista
O estado de São Paulo foi pioneiro ao criar o programa Nota Fiscal Paulista em 2007. Para participar, basta informar o CPF na hora da compra. Os consumidores acumulam créditos que podem ser utilizados para:
- Abater o valor do IPVA;
- Transferir para conta corrente ou poupança;
- Participar de sorteios mensais com prêmios em dinheiro.
Nota Paraná
O programa Nota Paraná segue um modelo semelhante ao da Nota Fiscal Paulista. Os consumidores que colocam o CPF ganham créditos e outros benefícios, como sorteios mensais de prêmios em dinheiro. Uma parte dos valores ainda pode ser destinada a entidades sociais escolhidas pelos participantes.
Nota Legal DF
No Distrito Federal, o programa Nota Legal é bastante popular entre os consumidores. O objetivo é combater a sonegação fiscal, oferecendo créditos que funcionam de modo similar aos programas já mencionados. Para participar, é necessário se cadastrar no site do programa e informar o CPF na nota fiscal das compras.
Por que colocar o CPF na nota?
Adicionar o CPF na nota fiscal favorece tanto os consumidores quanto a sociedade. Além da premiação para quem colocou CPF na nota, a prática ajuda a aumentar a transparência nas transações comerciais. Cada estado tem seus próprios programas e incentivos, oferecendo diferentes formas de recompensar os consumidores.
Então, da próxima vez que fizer uma compra, não deixe de colocar o CPF na nota para usufruir desses benefícios! Esta simples ação pode resultar em prêmios, créditos e diversas formas de economizar, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento do país.