
Esta quarta-feira (30) começa com grande agitação para o mercado financeiro e cenário político aqui no Brasil. No fim da noite de ontem (29), a Folha de S. Paulo informou que o governo Bolsonaro pediu propina de US$ 1 por dose de vacinas contra a covid-19. Em meio à denúncia, o diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, deve ser exonerado do cargo, segundo o ministro Marcelo Queiroga.
Essa movimentação ocorre em paralelo com assuntos de grande repercussão para a economia brasileira, que terá a divulgação do Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) pela FGV. Ainda por aqui, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga dados sobre desemprego. Hoje há também a publicação de contas do Governo Federal que será feita pelo BC (Banco Central).
LEIA MAIS:
- Saiba os assuntos que vão movimentar o mercado esta semana
- Veja os 5 destaques que movimentaram o mercado financeiro na semana
No radar das bolsas globais, investidores aguardam pela liberação de números do petróleo nos Estados Unidos, como ocorre toda semana. Os dados costumam agitar o mercado.
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os destaques desta quarta:
Desemprego no Brasil
O IBGE divulga nesta quarta (30) a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) — pesquisa que traz números sobre o desemprego no Brasil referentes ao mês de abril.
O estudo apresenta dados do emprego formal e informal, a taxa de informalidade, o número de empregados com carteira assinada, de pessoas que desistiram de procurar trabalho, de trabalhadores por conta própria e também o rendimento médio da população.
A pesquisa ajuda os investidores a entender mais profundamente como está o aquecimento da economia e a capacidade de consumo da população, e isso pode agitar o mercado hoje.
CPI da Covid
A CPI da Covid ouve hoje o empresário Carlos Wizard, que supostamente faria parte de um grupo paralelo —ou seja, de fora do Ministério da Saúde e de maneira não oficial— para aconselhar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas medidas de enfrentamento à pandemia. Dentre elas, estaria o tratamento precoce com medicamentos sem eficácia comprovada. A comissão quer entender o motivo da existência deste grupo e quais eram as medidas aconselhadas ao presidente. Isso pode agitar ainda mais o cenário político brasileiro e trazer insegurança para os investidores, movimentando a Bolsa hoje.
Contas do governo
O Banco Central divulga daqui a pouco a arrecadação tributária do governo e a dívida do país no mês de maio. A publicação permite que o mercado identifique a saúde financeira da máquina pública. Os dados podem alterar a confiança do investidor no país e, por isso, deve balançar a Bolsa hoje.
Incerteza da economia
O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) será divulgado hoje pela FGV. O indicador coleta informações de jornais e também de expectativas do mercado financeiro para medir o nível de incerteza da economia brasileira.
Petróleo nos EUA
Como acontece toda semana, será divulgado hoje o relatório de estoques de petróleo dos EUA. Os dados costumam afetar o preço das ações das empresas de petróleo por lá. Como a Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo dos EUA, o indicador pode afetar diretamente as ações da empresa.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: