O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) não descartou desistir do roteiro acordado com sua legenda e se comparou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que desistiu de concorrer à reeleição. A convenção para ser oficializada sua candidatura está prevista para este sábado (27). Datena já desistiu de quatro campanhas eleitorais desde 2016.
“Se continuar essa sacanagem de que o partido está conversando com outras pessoas para colocar dentro do partido sem me avisar, eu não vou ser candidato. Se o Biden pode desistir a qualquer momento, por que eu não posso? Desde o começo, falei: se me sacanearam, eu desisto mesmo”, afirmou Datena em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada na segunda-feira (22).

Datena declarou que precisa do respaldo do PSDB para confirmar sua candidatura. “A partir do momento que eu não me sinta respaldado totalmente pelo partido, que haja palhaçada nessa convenção, que tenha manifestações […] Num partido dividido do jeito que está o PSDB hoje, e não me sustentando como candidato, não me sinto capaz de resolver nem os problemas do PSDB, quanto mais do eleitorado”.
Ele também comentou sobre o partido ter tirado quem estava “sacaneando”, mas pontuou que ainda há algumas pessoas querendo atrapalhá-lo. “Quem foi atrás de cargo, emenda, dinheiro, esses já foram, mas deixaram alguns ali dentro para atrapalhar minha candidatura, inclusive a convenção. Tenho confiança na executiva nacional, no Marconi [Perillo], no Aécio [Neves], apesar de termos tido discussões lá atrás, e no José Aníbal. Mas os principais tiros que levei foram de dentro do partido”, afirmou o pré-candidato.
Além dos entraves políticos dentro do PSDB, Datena deve enfrentar uma campanha majoritária com complicações de saúde. Ele sofre de diabetes e já passou por procedimentos cirúgicos. O último, em maio deste ano, ocorreu após apresentar um sangramento na região do períneo, próximo à parte inferior do abdome.
“Está tudo certo morrer com um tiro no peito vindo do PCC ou de quem quer que seja, porque não vou usar colete à prova de balas. Mas morrer com um tiro nas costas dentro do partido? Não precisa me aclamar, mas também não precisa atirar pelas costas”, acrescentou Datena.