O Ibovespa encerrou o dia em alta nesta terça-feira (9), com o mercado à espera da votação da PEC dos precatórios, que tende a ser aprovada pela Câmara dos Deputados. Em contrapartida, os ganhos da bolsa brasileira foram reduzidos pelo exterior negativo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), iniciou a sessão às 9h desta terça para votar a Proposta de Emenda à Constituição dos precatórios. Os parlamentares estão votando os destaques antes da votação em segundo turno. São necessários 308 votos favoráveis para passar o texto. Em caso positivo, o texto será encaminhado ao Senado, que também precisará passar por outras duas votações.
Nos Estados Unidos, as bolsas de Wall Street fecharam em queda hoje, com um aumento sólido nos preços ao produtor norte-americano no mês passado aprofundando preocupações com a inflação, enquanto a General Electric saltava após seus planos de se dividir em três empresas de capital aberto.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 0,72%, cotado a 105.535,08 pontos.
O dólar fechou em baixa de 0,83%, cotado a R$ 5,494.
Nos EUA, as bolsas encerraram em baixa. O S&P 500 indicou -0,35% (4.685,26), o Nasdaq fechou em -0,60% (15.886,54), enquanto o Dow Jones fechou em -0,31% (36.320,04).
Confira outros destaques desta terça:
Câmara retira da PEC dos Precatórios trecho que pretendia mudar regra de ouro
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) uma emenda que retirou do texto da PEC dos Precatórios dispositivo que pretendia alterar a chamada regra de ouro.
Destacado para uma votação separada, o trecho não obteve os votos necessários para permanecer no texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
O dispositivo foi suprimido da matéria por ter apenas 303 votos pela sua permanência –por se tratar de uma mudança na Constituição, eram necessários ao menos 308 votos favoráveis para mantê-lo no texto. Outros 167 deputados votaram pela retirada do trecho.
Alta prematura dos juros pode frear emprego nos EUA, alerta dirigente do Fed
Se o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) elevar a taxa de juros nos Estados Unidos de forma prematura, respondendo a uma alta inflacionária provocada por efeitos transitórios, a recuperação do mercado de trabalho do país será contida e pouco será feito para esfriar as pressões nos preços, segundo avaliou a presidente da distrital de São Francisco do BC, Mary Daly, durante evento da Associação Nacional de Economia Empresarial (Nabe, na sigla em inglês) nesta terça-feira (9).
Como a maioria dos dirigentes do Fed, Daly vê fatores temporários, como o gargalo nas cadeias de oferta globais, influenciando a “surpreendente” inflação americana, e por isso prevê que a alta dos preços moderará à medida que termina a pandemia de covid-19.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.