BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Ibovespa oscila com exterior positivo e votação sobre precatórios

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em MERCADOS

O Ibovespa iniciou o dia em queda pela manhã, mas logo virou o sinal, oscilando nesta segunda-feira (8). A bolsa de valores brasileira funcionará até às 18h a partir de hoje, conforme divulgado pelo Bovespa (B3) semanas atrás.

No radar dos investidores, estão os índices dos Estados Unidos positivos e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios, que pode ser votada na próxima terça-feira (9).

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), reforçou nesta segunda que a PEC dos precatórios será votada em segundo turno na sessão de amanhã, devido à urgência da aprovação. Barros afirmou que a nova etapa terá “muito mais parlamentares presentes”, mas evitou se comprometer com uma previsão de quórum. O primeiro turno teve 57 ausências e a PEC recebeu apenas quatro votos a mais do que os 308 necessários para ser aprovada.

O mercado elevou pela terceira vez seguida a expectativa para a taxa básica de juros em 2022, de 10,25% para 11,00%, de acordo com Boletim Focus divulgado hoje. Para 2021, a estimativa permaneceu em 9,25%. O levantamento semanal apontou ainda que a expectativa para a alta do IPCA em 2021 aumentou pela 31ª vez seguida, chegando a 9,33%, de 9,17% antes. A conta para o ano que vem também aumentou e bateu em 4,63%, de 4,55%.

Nos EUA, as bolsas subiam nesta segunda, com Dow Jones registrando máxima histórica. A aprovação de um pacote de infraestrutura de 1 trilhão de dólares nos Estados Unidos impulsiona setores industriais, de materiais e outros sensíveis à economia, enquanto a Tesla caía em meio a planos de Elon Musk de vender cerca de um décimo de sua participação na empresa.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, opera estável, cotado a 104.826,85 pontos às 13h30.

O dólar comercial registra alta de 0,55%, cotado a R$ 5,553.

Nos Estados Unidos, as bolsas estão subindo. O S&P 500 está operando em +0,08% (4.701,45), o Nasdaq registra +0,20% (16.003,40), enquanto o Dow Jones está em +0,21% (36.403,20).

Confira outros destaques desta segunda:

‘Está crescendo a tendência de caminhoneiros de parar o Brasil’, diz Bolsonaro

Leia Mais

B3

Ações para ficar de olho hoje: Tenda, Taesa, Santander e B3 no radar

12 de janeiro de 2026
Mercados globais se preparam para mais instabilidade em meio ao conflito em Israel

Ibovespa fecha semana em alta e acumula ganho próximo de 2%

9 de janeiro de 2026

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira em entrevista à rádio Jovem Pan Curitiba, que está crescendo a “tendência de caminhoneiros de parar o Brasil” por conta da alta dos combustíveis. “É uma coisa que afeta todo mundo”, alertou o chefe do Executivo, sobre potenciais impactos de bloqueios.

Bolsonaro, no entanto, mais uma vez pediu responsabilização da Petrobras pelo salto no preço dos combustíveis. “Vamos reclamar de quem é realmente responsável por isso, a Petrobras”, disse na entrevista, dirigindo-se aos caminhoneiros. “A melhor coisa que pode fazer para o social é baratear os combustíveis”, acrescentou o presidente.

Bolsonaro fala em fatiar Petrobras para privatizar e diz que empresa paga dividendo “absurdo”

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta segunda-feira fatiar a Petrobras para então privatizar a empresa e classificou de “absurdo” os valores pagos pela companhia a título de dividendo aos seus acionistas, inclusive à União, que é a maior detentora de ações da petroleira.

Em entrevista à Jovem Pan Curitiba, Bolsonaro voltou a responsabilizar o ICMS cobrado pelos Estados pela alta dos preços dos combustível, mas reconheceu que o preço cobrado pela Petrobras nas refinarias, que tem sido alvo de constantes reajustes, também desempenha um papel na elevação.

“ICMS não incide sobre o preço da gasolina na refinaria, incide sobre o preço final na bomba, isso está errado. Pode diminuir na Petrobras? Pode, até porque os dividendos são, no meu entender, absurdos, 31 bilhões (de reais) em três meses”, afirmou o presidente.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Motoristas das categorias C, D e E enfrentam novas regras com exame toxicológico obrigatório e multas altas

Emissor Nacional de Notas Fiscais exige atenção das empresas

Resolução amplia estrutura da CVM com novas áreas e cargos

Com 26,7 km de extensão e 392 metros abaixo do mar, o túnel subaquático rodoviário mais longo do mundo está sendo construído e já tem data para inauguração

Fundada em 1532, a primeira vila do Brasil encanta com centro histórico, praias e cultura caiçara

Casa térrea com cara de mansão: projeto de 90 metros quadrados aproveita cada metro com conforto e funcionalidade

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.