O Ibovespa iniciou o dia em queda pela manhã, mas logo virou o sinal, oscilando nesta segunda-feira (8). A bolsa de valores brasileira funcionará até às 18h a partir de hoje, conforme divulgado pelo Bovespa (B3) semanas atrás.
No radar dos investidores, estão os índices dos Estados Unidos positivos e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios, que pode ser votada na próxima terça-feira (9).
O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), reforçou nesta segunda que a PEC dos precatórios será votada em segundo turno na sessão de amanhã, devido à urgência da aprovação. Barros afirmou que a nova etapa terá “muito mais parlamentares presentes”, mas evitou se comprometer com uma previsão de quórum. O primeiro turno teve 57 ausências e a PEC recebeu apenas quatro votos a mais do que os 308 necessários para ser aprovada.
O mercado elevou pela terceira vez seguida a expectativa para a taxa básica de juros em 2022, de 10,25% para 11,00%, de acordo com Boletim Focus divulgado hoje. Para 2021, a estimativa permaneceu em 9,25%. O levantamento semanal apontou ainda que a expectativa para a alta do IPCA em 2021 aumentou pela 31ª vez seguida, chegando a 9,33%, de 9,17% antes. A conta para o ano que vem também aumentou e bateu em 4,63%, de 4,55%.
Nos EUA, as bolsas subiam nesta segunda, com Dow Jones registrando máxima histórica. A aprovação de um pacote de infraestrutura de 1 trilhão de dólares nos Estados Unidos impulsiona setores industriais, de materiais e outros sensíveis à economia, enquanto a Tesla caía em meio a planos de Elon Musk de vender cerca de um décimo de sua participação na empresa.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, opera estável, cotado a 104.826,85 pontos às 13h30.
O dólar comercial registra alta de 0,55%, cotado a R$ 5,553.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão subindo. O S&P 500 está operando em +0,08% (4.701,45), o Nasdaq registra +0,20% (16.003,40), enquanto o Dow Jones está em +0,21% (36.403,20).
Confira outros destaques desta segunda:
‘Está crescendo a tendência de caminhoneiros de parar o Brasil’, diz Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira em entrevista à rádio Jovem Pan Curitiba, que está crescendo a “tendência de caminhoneiros de parar o Brasil” por conta da alta dos combustíveis. “É uma coisa que afeta todo mundo”, alertou o chefe do Executivo, sobre potenciais impactos de bloqueios.
Bolsonaro, no entanto, mais uma vez pediu responsabilização da Petrobras pelo salto no preço dos combustíveis. “Vamos reclamar de quem é realmente responsável por isso, a Petrobras”, disse na entrevista, dirigindo-se aos caminhoneiros. “A melhor coisa que pode fazer para o social é baratear os combustíveis”, acrescentou o presidente.
Bolsonaro fala em fatiar Petrobras para privatizar e diz que empresa paga dividendo “absurdo”
O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta segunda-feira fatiar a Petrobras para então privatizar a empresa e classificou de “absurdo” os valores pagos pela companhia a título de dividendo aos seus acionistas, inclusive à União, que é a maior detentora de ações da petroleira.
Em entrevista à Jovem Pan Curitiba, Bolsonaro voltou a responsabilizar o ICMS cobrado pelos Estados pela alta dos preços dos combustível, mas reconheceu que o preço cobrado pela Petrobras nas refinarias, que tem sido alvo de constantes reajustes, também desempenha um papel na elevação.
“ICMS não incide sobre o preço da gasolina na refinaria, incide sobre o preço final na bomba, isso está errado. Pode diminuir na Petrobras? Pode, até porque os dividendos são, no meu entender, absurdos, 31 bilhões (de reais) em três meses”, afirmou o presidente.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.