
Em comunicado à imprensa especializada, o banco Morgan Stanley confirmou que seus dividendos saltarão para 70 centavos de dólar por ação a partir do terceiro trimestre, e que faria um movimento de compra de até US $ 12 bilhões de suas próprias ações até junho de 2022. As ações do Morgan Stanley saltaram quase 4% após a negociação.
O CEO James Gorman explicou que o Morgan Stanley acumulou um excesso de capital significativo nos últimos anos e agora tem um dos maiores buffers de capital do setor”, disse. “A ação tomada pelo Conselho reflete a decisão de redefinir nossa base de capital de acordo com as necessidades que temos para nosso modelo de negócios.”
LEIA MAIS:
- Conta de luz: Aneel reajusta tarifa extra de energia elétrica em 52%
- Ataques hackers podem estar ligados ao advento das criptomoedas
Outros bancos seguem a mesma linha
Outros bancos também fazem movimentos semelhantes. O JPMorgan aumentou seus dividendos em 11%, para US $ 1 por ação, de acordo com o banco. O JPMorgan continua autorizado a recorrer a um plano de recompra de ações existente.
O Bank of America deve aumentar seus dividendos em 17% para 21 centavos. Em abril, o banco anunciou um plano de recompra de ações de US $ 25 bilhões. O Goldman Sachs disse que planeja aumentar seus dividendos em 60%, para US $ 2 por ação, sujeito à aprovação do conselho do banco.
Wells Fargo planeja dobrar seus dividendos para 20 centavos de Dólar por ação, sujeito à aprovação do conselho. Ela também anunciou um plano de recompra de ações de US $ 18 bilhões a partir do terceiro trimestre. O aumento dos dividendos da empresa era amplamente esperado pelos analistas porque foi um dos únicos bancos forçados a reduzir seu pagamento após o teste de estresse do ano passado.
Na semana passada, o Federal Reserve anunciou que todos os 23 bancos que fizeram o teste de estresse de 2021 foram aprovados, com o setor acima dos níveis de capital exigidos em caso de uma desaceleração econômica. Embora as instituições registrassem perdas de US $ 474 bilhões nesse cenário, o capital para amortecimento de perdas ainda seria mais do que o dobro dos níveis mínimos exigidos.
Agora os bancos reivindicam flexibilidade na forma como escolhem distribuir capital na forma de dividendos e recompras. Desde que mantenham os níveis de capital acima do chamado buffer de capital de estresse, os bancos podem tomar mais decisões por conta própria.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: