Os trabalhadores brasileiros estão atentos ao calendário deste ano. Em 2024, a liberação do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) já começou para milhões de beneficiados. Atenção a quem possui direito ao benefício que foi aprovado recentemente pelo governo e que aponta novidades quanto ao seu calendário e valores.
Neste ano, a distribuição do benefício envolve expressivos valores que alcançam bilhões de reais e se destinam a milhões de trabalhadores nascidos em setembro e outubro que participam do PIS, e igualmente àqueles vinculados ao Pasep de acordo com o número final de inscrição. Entender como funcionam essas liberações e se organizar para o saque é fundamental.

O que é o Abono Salarial PIS/Pasep?
O abono salarial do PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado enquanto o Pasep aos servidores públicos, militares e trabalhadores de empresas estatais. Esse beneficio é pago anualmente e varia conforme os dias trabalhados no ano base. Para 2024, o pagamento do abono salarial foi organizado em lotes que começam a ser liberados em fevereiro e vão até agosto.
Quem tem direito ao benefício do PIS/Pasep?
Para ter direito ao abono salarial, é preciso estar inscrito há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep, ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2022 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e estar com os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Calendário dos saques do PIS/Pasep
Veja abaixo o calendário do PIS

Como sacar seu Abono Salarial PIS/Pasep?
O processo de saque do abono salarial é simplificado para os beneficiários. Os trabalhadores com direito ao PIS podem realizar o saque na Caixa Econômica Federal e aqueles que têm direito ao Pasep, no Banco do Brasil. É possível retirar o valor através dos respectivos bancos utilizando o Cartão do Cidadão e senha nas datas especificadas de acordo com o mês de nascimento ou número de cadastro, conforme o caso.
- Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br para checar a disponibilidade.
- Verifique as datas de liberação conforme o seu mês de nascimento ou numero de inscrição.
- Vá até uma agência da Caixa ou Banco do Brasil, ou utilize terminais de autoatendimento e caixas eletrônicos.
Não perca o prazo: após 27 de dezembro de 2024, os beneficiários precisarão aguardar uma convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência para terem acesso aos valores não sacados. Fique atento às datas e organize-se para aproveitar esse benefício que busca auxiliar o desenvolvimento e o bem-estar dos trabalhadores brasileiros.