
O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (28), com o mercado acompanhando a queda das ações da BR Malls (BRML3). Por volta das 14h06, o principal índice da bolsa brasileira (B3) operava em queda de 0,21%, aos 126.986,65 pontos.
Veja mais:
- Plano Safra: Bolsonaro cita parceria com Senado e Câmara
- CPI da Covid: Randolfe apresenta pedido para prorrogar trabalhos da comissão
O dólar opera em alta de 0,31%, aos R$ 4,953 e, nos Estados Unidos, os índices estão operando de forma mista. Por volta das 15h11, o S&P 500 estava caindo 0,10% e o Nasdaq subindo 0,62%.
CPI da Covid: Randolfe apresenta pedido para prorrogar trabalhos da comissão
Diante da nova frente de investigação da CPI da Covid, que quer apurar suspeitas de irregularidade em contratos de compra de vacinas, o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou um requerimento para prorrogar os trabalhos da CPI por mais 90 dias. O pedido, já protocolado, precisa da assinatura de 27 senadores. Com prazo inicial de 90 dias, a comissão atualmente está programada para encerrar-se no dia 7 de agosto. Randolfe classificou esse prazo como insuficiente e afirmou ser “imperativo” prorrogar as atividades.
No documento, o vice-presidente da CPI disse que o colegiado tem “desvendado esquemas de corrupção e de favorecimento” de determinadas empresas com recursos destinados ao combate à pandemia da covid-19. “Servidores sofreram pressões não republicanas para flexibilizar a importação da Covaxin. Depoentes apontaram que até o Presidente da República foi alertado das irregularidades e, ao invés de apurá-las, as creditou ao próprio líder do Governo da Câmara dos Deputados. É um escândalo que precisa ser apurado com a gravidade correspondente”, afirmou ele.
Plano Safra: Bolsonaro cita parceria com Senado e Câmara
No momento em que seu governo é alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado e com o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), investigado pelo colegiado, o presidente Jair Bolsonaro ressaltou a “aliança” entre os Poderes Executivo e Legislativo nos dois anos e meio de seu mandato. Durante discurso em cerimônia de lançamento do Plano Safra 2021/2022 do Branco do Brasil, além de elogios ao Parlamento, o presidente também ressaltou que um governo se faz de “erros e acertos”.
O presidente admitiu que houve erros na condução da Economia durante a ditadura militar, período ao qual costuma se referir com elogios. “Se no final dos governos militares tivemos um pequeno problema com emissão de dinheiro, também começou em meados do governo militar, especialmente no governo Geisel, a crença na agricultura”, ponderou, ao citar o ex-ministro da Agricultura Alisson Paolinelli e o desenvolvimento da agricultura naquele período.
*Com Estadão Conteúdo