
A Embraer (EMBR3) informou nesta terça-feira (26) que sua subsidiária Eve Air Mobility vai iniciar, em 8 de novembro, um simulado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), ligando a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão, no Rio de Janeiro.
Nesse primeiro momento, os voos serão feitos com helicópteros e em cooperação com parceiros estratégicos e entidades governamentais.
A avaliação de todo o ecossistema de UAM e os principais conceitos relacionados à experiência de uma operação futura vai ocorrer ao longo de um mês, com 6 voos diários, a um custo mais acessível que a operação de um serviço de helicóptero convencional, informou a Embraer.
De acordo com a companhia, a simulação considera valores próximos ao que se espera no futuro para uma operação com uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL).
A comercialização das passagens teve início hoje e será realizada pela Flapper, plataforma independente para voos sob demanda, enquanto a operação da aeronave será feita pela Helisul Aviação
Virada
Depois de um 2020 muito difícil, a Embraer dá sinais de que começa a deixar o pior para trás. Após sofrer com a crise da covid-19 e com a desistência da Boeing de comprar sua divisão de aviões comerciais, a fabricante brasileira conseguiu registrar um lucro líquido ajustado de R$ 212,8 milhões entre abril e junho de 2021 – o primeiro resultado trimestral positivo desde o começo de 2018. “A gente conseguiu fazer a virada e preparar a companhia para um crescimento sustentável”, disse ao Estadão o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.
Diante desse resultado, o executivo prometeu dobrar o faturamento da empresa nos próximos anos, algo que considerava improvável em 2020. “(Agora) a visão é um pouco mais otimista do que no ano passado, quando estávamos no meio da crise, sem muita perspectiva. Revisamos o plano e enxergamos esse potencial. É um plano bem robusto e pé no chão.”