• MENU
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
quarta-feira, outubro 8, 2025
Bm&c news
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Opinião

A eleição de SP lembra o pleito presidencial de 1989

A pesquisa Quaest sobre a eleição de SP, divulgada ontem, mostrou que a candidatura de José Luiz Datena embolou as estatísticas

Por Aluizio Falcão Filho
28 de junho de 2024
Em Opinião, Política
A eleiГѓВ§ГѓВЈo de SP lembra o pleito presidencial de 1989
EnviarEnviarCompartilhar

A pesquisa Quaest, divulgada ontem, mostrou que a candidatura de José Luiz Datena embolou as estatísticas. Os percentuais obtidos pelo prefeito Ricardo Nunes (22%), o deputado federal Guilherme Boulos (21%) e o próprio Datena (17%) configuram um empate técnico triplo na corrida pela prefeitura de São Paulo. Falou-se muito em Pablo Marçal, mas foi Datena quem criou um verdadeiro fato novo nesta disputa.

Suas chances, no entanto, são questionáveis, pois o apresentador é o candidato mais rejeitado de todos, com 51% de desaprovação. Ou seja, ele começa a disputa com um número significativo de intenções de votos, mas pode ficar pelo caminho em função de seu alto índice de rejeição.

Os números da pesquisa mostram que, no fundo, o eleitorado paulistano, de forma geral, não está satisfeito com os principais candidatos. Quando somamos as duas candidaturas recentes (Marçal e Datena), chegamos a 27% das intenções de voto, que saíram do campo os indecisos e de paulistanos que antes iriam votar em Nunes ou Boulos.

A eleição de SP lembra o pleito presidencial de 1989

Quando observamos outros cenários pesquisados pelo instituto Quaest, essa insatisfação fica ainda mais clara. Em quase todos os cenários, percebe-se que os eleitores de Marçal, Datena e Tábata Amaral se dividem entre o prefeito e o deputado quando seus candidatos são retirados do páreo. Ou seja, não há exatamente uma coerência de alinhamentos políticos, uma vez que parte dos votos de Marçal, por exemplo vai para Boulos.

Este fenômeno provavelmente mostra que o carisma do candidato seja maior que a ideologia defendida por ele. Vejamos o caso de Datena e Marçal – nomes teoricamente mais alinhados com os eleitores direitistas. Quando o apresentador e o coach são retirados da disputa, Nunes sobe de 22% para 28%, mas Boulos também cresce, de 21% para 24%. Uma boa parte das intenções de voto da dupla também vai para Tábata: ela pula de 6% para 13%.

Ainda há 15 pontos percentuais em disputa (desde que os eleitores mantenham seus intuitos eleitorais), uma vez que 8% não sabem responder e 7% se declaram indecisos.

Mesmo com uma aparente insatisfação em relação aos líderes das pesquisas, Nunes aparece como vencedor em todas as simulações de segundo turno. Em relação a Boulos, sua eventual vitória seria de 46% a 34%.

A dinâmica desta eleição pode ser semelhante ao pleito presidencial de 1989, quando três candidatos se mantiveram próximos nas pesquisas (Fernado Collor, Luiz Inácio Lula de Silva e Leonel Brizola) em quase toda a campanha eleitoral. No fim, Collor teve 30,48% da votação. Lula (17,19%) foi ao segundo turno com uma vantagem de 0,68%, ou 454.656 sufrágios, sobre Brizola (16,51%). Mario Covas ainda chegou em quarto lugar, com 11,52%, e Paulo Maluf obteve 8,85% com a quinta posição.

Notícias Em Alta

"Medidas populistas ameaçam a política fiscal e pode afetar o PIB", alerta especialista

“Medidas populistas ameaçam a política fiscal e pode afetar o PIB”, alerta especialista

7 de outubro de 2025
Se você usa Pix esse novo golpe pode atingir sua conta bancária

Pix Global: por que o sistema de pagamentos do Brasil deve estar no radar mundial

7 de outubro de 2025

Como se pode ver, foi uma disputa com nomes de diferentes espectros ideológicos e que permitiu o ingresso de um candidato ao segundo turno com pouco mais de 17% dos votos. Este mesmo fenômeno pode ocorrer aqui na disputa pela prefeitura. Será que Nunes e Boulos permanecerão no topo até 6 de outubro? Datena e Marçal conseguirão crescer? Tábata vai surpreender?

Não há, por enquanto, resposta para essas perguntas, pois a eleição está completamente aberta. Nenhum candidato pode cantar vitória antes da hora. Daqui para frente, os líderes vão atuar de forma cada vez mais cautelosa – e os demais vão ser agressivos como nunca. A temperatura vai esquentar. Preparem-se.  

*Coluna escrita por Aluizio Falcão Filho jornalista, articulista e publisher do portal Money Report, Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide;


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Tags: destaquesnelogica
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Carros

5 carros usados com porta-malas enorme para quem precisa levar de tudo!

8 de outubro de 2025
Direitos e Benefícios

Você pode estar recebendo menos do que merece por insalubridade

7 de outubro de 2025
Curiosidades

Conheça a origem milenar da kafta, o ancestral do hambúrguer e da almôndega!

7 de outubro de 2025
Carros

Os 6 carros que os brasileiros mais procuram para blindar! Veja a lista

7 de outubro de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS