BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Após demissão de Funchal, Esteves Colnago assume a Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento

Naty Falla Por Naty Falla
10/01/2022
Em MERCADOS
Esteves Colnago
Foto: Agência Senado/Pedro França

Esteves Colnago, ex-ministro do Planejamento, aceitou o convite para ser o novo secretário especial do Tesouro e Orçamento. A liderança ocorre após Bruno Funchal pedir demissão na quinta-feira (21), em meio à debandada do Ministério da Economia.

Na manhã desta sexta-feira (22), já haviam especulações de que Paulo Guedes estaria sondando o assessor especial de Relações Institucionais do ministério.

Em coletiva ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro da Economia confirmou a nomeação, apesar de ter se confundido na hora de falar o nome de Colnago.

“Estou nomeando alguém com muita formação, muita experiência para o lugar do antigo secretário especial do Tesouro e Orçamento, que era o Funchal. Sai o Funchal e entra o André Esteves. [Risos de Bolsonaro] O André Colnago, o André Colnago. É porque é o André Esteves Colnago. Ele é Esteves Colnago. Ele não tem o André, né?”, questionou. Sendo, na realidade, Esteves Pedro Colnago Junior o nome completo do novo secretário.

Ontem, a exoneração de quatro secretários, contando com Funchal, veio após os desdobramentos sobre o teto de gastos e as alternativas feitas pelo governo para aumentar o financiamento do programa social, que substituirá o Bolsa Família, o Auxílio Brasil.

Veja mais:

Leia Mais

Suspensão das obras do Mukaab

Com 400 metros de altura e espaço para abrigar 20 edifícios Empire State, a gigantesca cidade cubo da Arábia Saudita tem suas obras suspensas

28 de março de 2026
Rocha de quartzo com veios grossos de ouro sob luz dramática.

Com 40% de todo o ouro do planeta e R$ 3 trilhões ainda enterrados, essa montanha colossal de 2,7 bilhões de anos mostra por que é a maior reserva de riqueza da história

25 de março de 2026
  • Para reforçar apoio a Guedes, Bolsonaro deve visitar ministério às 14h30
  • Após reunião tensa, Guedes continua no cargo e com a agenda do teto de gastos

Colnago é servidor de carreira e, atualmente, faz a articulação do Ministério da Economia com o Congresso Nacional. Há menos de um ano, ele foi sondado para o cargo, mas, na ocasião, preferiu ficar na articulação política da pasta.

DEBANDADA

Ontem, o Ministério da Economia confirmou a saída do secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo.

“O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, pediram exoneração de seus cargos ao ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira (21/10). A decisão de ambos é de ordem pessoal. Funchal e Bittencourt agradecem ao ministro pela oportunidade de terem contribuído para avanços institucionais importantes e para o processo de consolidação fiscal do país”, disse o Ministério, em nota à imprensa, que também explicou os motivos da exoneração de Dantas e Araujo.

“A secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, também pediram exoneração de seus cargos, por razões pessoais. Os pedidos foram feitos de modo a permitir que haja um processo de transição e de continuidade de todos os compromissos, tanto da Seto quanto da STN”, completaram.

Vale lembrar que a debandada no Ministério da Economia já era uma possibilidade desde o começo da semana.

O supervulcão submerso do tamanho da Grã-Bretanha que dorme no fundo do Oceano Pacífico

Com um buraco de 525 metros de profundidade, a imensa cratera dessa mina de diamantes cria um vórtice de ar capaz de sugar helicópteros para o fundo

A ponte de concreto de 1898 que Harry Potter tornou famosa ainda recebe trens reais toda semana na Escócia

Fim da guerra do Irã? Mercado aguarda pronunciamento de Trump sobre futuro do conflito

Motoristas cruzam o abismo na ponte de 1341 metros de extensão suspensa a incríveis 565 metros de altura na China

A técnica com impermeabilizante cimentício que acaba com a umidade da casa gastando pouco

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.