Nesta quinta-feira (20), o Ibovespa abre sua sessão em alta de 0,64%, aos 121.034,11 pontos. Ontem, o índice brasileiro teve um leve avanço e recuperou os 120 mil pontos.
O mercado repercute com certo alívio a decisão unânime do Copom, além disso, a volta dos negócios nos Estados Unidos após feriado adiciona liquidez ao mercado local.
Por aqui, agenda tanto a econômica quanto a política vazia, mas o que será discutido é a decisão por unanimidade, de manter a taxa Selic, juros básicos da economia, em 10,5% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros . A manutenção ocorre após o Copom reduzir a Selic por sete vezes seguidas.
No velho continente, o Banco Central da Inglaterra, divulgou ao mercado hoje que decidiu manter sua taxa básica de juros em 5,25%, após concluir sua reunião de política monetária.
Neste encontro, mais uma vez, não teve unanimidade na decisão, repetindo o placar de 7 a 2 pela manutenção dos juros do encontro de maio. Vale lembrar que os juros estão no nível mais alto em 16 anos, porém, veio em linha com a expectativa de analistas.
Além disso, após uma reunião, Knot, do Banco Central Europeu (BCE), disse que apoia mais um ou dois cortes nas taxas este ano, informação que deu uma leve agitada nos mercado.
Assim, os principais índices europeus operam em alta nesta manhã.
Em solo americano, o mercado volta de feriado com alguns dados de sua economia e falas de integrantes do Federal Reserve (Fed). Assim, os índices futuros em Wall Street operam em alta.
Por fim, na Ásia, os principais índices fecharam de forma mista, uma vez que o banco central chinês (PBoC) mais uma vez deixar suas principais taxas de juros inalteradas pelo quarto mês consecutivo.