
A inflação segue em trajetória de alta no país, corroendo o poder de compra das pessoas. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 10,25% nos últimos 12 meses. Na última leitura, de setembro, o índice registrou alta de 1,16%.
Algumas aplicações financeiras possuem sua rentabilidade atrelada à inflação, o que ajuda a proteger o investidor da alta generalizada dos preços. É o caso do Tesouro IPCA+, título do Tesouro Direto que paga o IPCA mais uma taxa prefixada.
“O investidor precisa ter alguma aplicação atrelada à inflação na carteira. O título público que paga inflação mais uma taxa prefixada com vencimento em 2045 está oferecendo uma rentabilidade acima de 5% ao ano mais a inflação”, afirma Thiago Andrade, sócio da Athena Invest, em entrevista exclusiva à BM&C News.
Veja mais:
- Ibovespa recupera parte das perdas e fecha em leve queda
- Resultados do 3º trimestre: confira o calendário das empresas listadas na Bolsa
Andrade destacou que esse patamar de retorno não era visto desde dezembro de 2018. “Estamos com uma oportunidade de comprar um ativo que garante o pagamento do IPCA mais 5% ao ano até 2045. É uma chance relevante que deve ser observada”, afirmou.
Veja abaixo a entrevista: