
O Ibovespa sobe na tarde desta sexta-feira (15), acompanhando o otimismo dos mercados globais. Os fortes resultados trimestrais de grandes bancos nos Estados Unidos elevam o otimismo dos bancões no Brasil, que sobem forte. Além disso, os investidores mantêm os indicadores econômicos e a agenda fiscal em Brasília no radar.
O BC informou que seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve recuo de 0,15% em agosto na comparação com julho, segundo dado dessazonalizado. Na comparação com agosto de 2020, o IBC-Br avançou 4,74%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a uma alta de 3,99%, segundo números observados.
No cenário político, a PEC dos precatórios e o ICMS são os principais assuntos do dia.
Em entrevista ao canal GloboNews, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) disse que poderá colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição já na próxima terça-feira, dia 19, na Comissão e na quarta-feira no plenário. A aprovação da PEC dos Precatórios ajuda o governo a garantir as mudanças fiscais desejadas, como a ampliação do Auxílio Brasil em substituição do Bolsa Família e o aumento do valor pago no programa, inicialmente previstos para serem viabilizados por meio da reforma do Imposto de Renda.
Em relação ao ICMS, Lira pediu sensibilidade aos governadores sobre o projeto, que foi aprovado na quarta-feira (13) e define que o valor do ICMS deve ser fixo, por litro de combustível, e não mais um percentual sobre o preço.
Os principais índices da bolsa de valores nos EUA subiam nesta sexta, com o Goldman Sachs encerrando uma temporada forte de balanços para os grandes bancos, enquanto a alta inesperada das vendas varejistas aumentou o otimismo com a recuperação econômica. Os fortes resultados ocuparam o foco em meio a preocupações com o avanço dos preços de commodities e problemas na cadeia de oferta, o que alimentou a volatilidade no mercado no começo deste mês.
Veja mais:
- Lira volta a pedir sensibilidade a governadores em projeto de ICMS de combustíveis
- Destaques da Bolsa: Ação do Pão de Açúcar tem forte alta de 14%
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em alta de 1,11%, cotado a 114.466,96 pontos às 13h30.
O dólar comercial registra queda de 1,31%, cotado a R$ 5,444.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão subindo. O S&P 500 está operando em +0,59% (4.464,23), o Nasdaq registra +0,38% (14.879,20), enquanto o Dow Jones está em +0,80% (35.190,93).
Confira os destaques desta sexta:
IGP-10 cai 0,31% em outubro, diz FGV
O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) caiu 0,31% em outubro, após ter recuado 0,37% em setembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A deflação anunciada nesta sexta veio menos intensa do que a mediana negativa de 0,38% das estimativas na pesquisa Projeções Broadcast, cujo intervalo ia de queda de 0,68% a 0,12%.
Quanto aos três indicadores que compõem o IGP-10 de outubro, os preços no atacado medidos pelo IPA-10 tiveram declínio de 0,77%, ante uma redução de 0,76% em setembro.
Os preços ao consumidor verificados pelo IPC-10 apresentaram aumento de 1,26% este mês, após o avanço de 0,93% no anterior.
Biden promulga lei que eleva limite da dívida dos EUA e evita calote
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, promulgou na quinta-feira a lei que eleva temporariamente o limite de empréstimo do governo para 28,9 trilhões de dólares, adiando o prazo para um calote da dívida apenas até dezembro.
Sem o aumento do teto da dívida, o Tesouro dos EUA havia estimado que ficaria sem dinheiro para pagar as contas do país em 18 de outubro.
O aumento de 480 bilhões de dólares no limite de empréstimo aprovado por Biden deve acabar até 3 de dezembro.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.