
O Ibovespa opera entre ganhos e perdas nesta segunda-feira (11), em dia que é esperado menor liquidez devido ao feriado nacional na próxima terça-feira. A forte alta dos preços das commodities, com o minério de ferro subindo quase 10% em Qingdao, na China. Apesar disso, a oscilação das bolsas nos Estados Unidos dita o ritmo do Ibovespa.
A pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central pela manhã mostrou que a projeção para a alta do IPCA em 2021 subiu pela 27ª vez seguida e já alcança 8,59%, 0,08 ponto percentual a mais do que na semana anterior, marca bem acima do teto da meta. Para 2022, a estimativa também cresceu, em 0,03 ponto, a 4,17%, superando o centro da meta.
Nos Estados Unidos, os principais índices também oscilam nesta segunda, apoiados pelos ganhos das ações de crescimento e ignorando temores de inflação antes da divulgação nesta semana de balanços corporativos do terceiro trimestre.
Os papéis de energia e materiais lideravam os ganhos por setor, refletindo a alta dos preços das commodities. O petróleo dos EUA chegou a subir quase 3%, para um pico em sete anos, alimentando temores de inflação mais alta, já que a crise de energia nas principais economias não mostra sinais de abrandamento.
Veja também:
- Preços saltam para máximas de vários anos com crise energética global
- Destaques da bolsa: Petrobras e Vale sobem com preço de commodities em alta
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em queda de 0,23%, cotado a 112.586,57 pontos às 14h30.
O dólar comercial ganha força e registra leve alta de 0,24%, cotado a R$ 5,529.
Nos Estados Unidos, as bolsas estavam subindo às 14h30. O S&P 500 está operando em -0,32% (4.377,30), o Nasdaq registra -0,17% (14.555,40), enquanto o Dow Jones está em -0,32% (34.635,11).
Confira outros destaques desta segunda:
Preços saltam para máximas de vários anos com crise energética global
Os preços do petróleo subiram cerca de 2% nesta segunda-feira, estendendo ganhos, enquanto uma crise de energia atinge as principais economias globais em meio a uma recuperação na atividade econômica e restrição no fornecimento de grandes produtores.
O Brent estava em alta de 1,45 dólar, ou 1,8%, para 83,84 dólares por barril às 10:36 (horário de Brasília), a maior alta desde outubro de 2018.
O petróleo dos EUA (WTI) subiu 1,71 dólar, ou 2,2%, para 81,06 dólares, para seu maior valor desde o final de 2014.
Custo da garantia contra calote da China salta para picos da pandemia
O custo da proteção contra calote soberano da China saltou para sua máxima desde um pico atingido em meio ao pânico global da Covid-19 no ano passado, uma vez que os problemas no setor imobiliário do país e a desaceleração da economia continuavam a pesar sobre o sentimento.
Um aumento de 8 pontos nos credit default swaps –que os investidores usam como garantia contra o aumento dos riscos– de cinco anos foi o segundo maior desde março de 2020, quando a disseminação da Covid fora da China e da Ásia afetou pela primeira vez os mercados financeiros globais.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.