
O Ibovespa perdeu força durante a tarde e encerrou o dia na estabilidade, apesar das altas nos mercados externos que se recuperaram das baixas de ontem. A Vale, uma das principais empresa no mercado de ações da bolsa brasileira, passou a registrar queda e enfraqueceu o índice.
Logo pela manhã, a Pesquisa Industrial Mensal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a indústria brasileira ainda operava 19,1% em agosto, aquém do pico alcançado em maio de 2011. Na categoria de bens de capital, a produção está 25,9% abaixo do pico registrado em setembro de 2013, enquanto os bens de consumo duráveis operam 43,8% abaixo do ápice de junho de 2013.
Nos Estados Unidos, as principais bolsas locais subiram nesta terça, com as ações de crescimento se recuperando de fortes vendas, enquanto o setor cíclico, sensível à economia, avançava antes de importantes dados mensais sobre o emprego norte-americano a serem divulgados no final da semana.
Veja mais:
- Raízen investirá R$ 150 milhões na geração de energia a partir de bagaço de cana
- Pane do WhatsApp afeta negociação de criptomoedas a petróleo russo
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, ficou na estabilidade, fechando em 0,06%, cotado a 110.457,64 pontos.
O dólar fechou em alta de 0,71%, cotado a R$ 5,485.
Nos EUA, as bolsas fecharam em alta. O S&P 500 indicou +1,05% (4.345,71), o Nasdaq registrou +1,25% (14.433,83), enquanto o Dow Jones ficou em +0,92% (34.314,67).
Confira os destaques desta terça:
Lira discute com oposição propostas para conter alta dos combustíveis
Depois de conversar com lideranças governistas na noite da segunda-feira (4) o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reúne nesta terça-feira, 5, com parlamentares da oposição para tentar costurar um acordo em uma possível solução legislativa para conter a disparada do preço dos combustíveis. Não está descartada a possibilidade de se votar uma proposta ainda nesta terça, caso haja acordo entre os parlamentares da Casa.
Desde a semana passada, Lira trabalha na busca de uma alternativa. Na segunda, ele sugeriu uma mudança da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelos Estados, a partir da média dos preços dos combustíveis dos últimos dois anos, segundo líderes.
BCE ficará atento a expectativas de inflação e salários, diz Lagarde
O Banco Central Europeu está observando de perto os acontecimentos em relação aos salários e as expectativas de inflação, já que prever a duração dos problemas causados pela reabertura da economia pós-pandemia é difícil, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde.
“Não devemos reagir com exagero à escassez de oferta ou alta dos preços de energia, uma vez que nossa política monetária não pode afetar diretamente esse fenômeno”, disse Lagarde em discurso.
“Mas vamos prestar muita atenção aos acontecimentos em relação aos salários e às expectativas de inflação para garantir que as expectativas de inflação estejam ancoradas em 2%”, disse ela.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.