
Apesar da manhã de alta, o Ibovespa opera entre perdas e ganhos na tarde desta quinta-feira (30), último pregão de setembro, acompanhando os índices dos Estados Unidos, que caem neste momento.
O dia está carregado de indicadores. No Brasil, a taxa de desemprego voltou a recuar no trimestre encerrado em julho diante do aumento no número de pessoas ocupadas, dando prosseguimento à retomada do mercado de trabalho, mas mais de 14 milhões de trabalhadores ainda estão sem emprego e os informais se destacam. Conforme dados desta quinta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram, a taxa de desemprego caiu a 13,7% nos três meses até julho, de 14,1% no segundo trimestre.
Nos EUA, os principais índices estão em baixa nesta quinta, devido a preocupações com a inflação. Um relatório do Departamento de Comércio revisou o crescimento do segundo trimestre ligeiramente para cima, enquanto dados do Departamento do Trabalho mostraram que os pedidos semanais de auxílio-desemprego cresceram mais do que o esperado, mostrando que o mercado de trabalho permaneceu sob pressão.
Veja mais:
- Leilão de energia negocia 860,7 MW, com destaque para usinas de bagaço de cana
- Destaques da Bolsa: Ação da PetroRio registra forte alta; Vale e siderúrgicas avançam
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em leve alta de 0,07%, cotado a 111.158,00 pontos às 13h30.
O dólar comercial registra alta de 0,42%, cotado a R$ 5,453.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão em baixa. O S&P 500 está operando em -0,76% (4.325,90), o Nasdaq registra -0,15% (14.490,70), enquanto o Dow Jones está em -1,20% (33.978,60).
Confira outros destaques desta quinta:
Risco fiscal segue elevado apesar de melhora recente nos números, diz BC
O risco fiscal brasileiro segue elevado apesar da melhora recente nas contas públicas, avaliou o Banco Central nesta quinta-feira, pontuando que há incerteza tanto do lado das receitas, cujo aumento recente pode não ser sustentável, quanto do lado das despesas, em meio a indefinições associadas ao Bolsa Família e à conta de precatórios.
Em seu Relatório Trimestral de Inflação, o BC afirmou que houve aumento “relevante” da curva de juros neste cenário, o que impacta o custo de financiamento da dívida pública no longo prazo. Mas destacou que, apesar disso, o mercado seguiu mais otimista quanto à evolução da dívida, considerando as estimativas coletadas pelo boletim Focus.
O BC pontuou que uma análise sobre as projeções entre o fim de 2020 e o momento atual mostra que a queda de 13,8 pontos esperada para a relação dívida bruta/PIB em 2021, ao nível previsto de 82%, ocorre fundamentalmente pela reavaliação positiva para o PIB nominal (-9 pontos) e melhor cenário para o resultado primário este ano (-4 pontos).
Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA sobem; PIB do 2º tri é revisado para cima
O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou na semana passada pela terceira semana consecutiva, o que pode levantar preocupações de que o mercado de trabalho esteja enfraquecendo.
Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 11 mil, para 362 mil em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 25 de setembro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters projetavam 335 mil pedidos para a última semana.
Um relatório separado do Departamento do Comércio confirmou nesta quinta-feira que o crescimento econômico acelerou no segundo trimestre, graças ao estímulo do governo para alívio da pandemia, que impulsionou os gastos do consumidor.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.