A Caixa Econômica Federal implementou uma medida excepcional de atendimento em resposta às recentes enchentes que devastaram várias áreas no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa facilitar o acesso aos auxílios emergenciais promovidos pelo Governo Federal, especificamente destinados às vítimas dessa catástrofe natural.
Por que a Caixa aumentou o horário de atendimento?

Devido ao alto volume de destruição e as necessidades imediatas dos cidadãos afetados, a Caixa decidiu estender o horário de funcionamento de 50 agências no estado. Essas agências foram diretamente impactadas pelas enchentes, mas já retomaram suas operações para atender melhor a população local. Além disso, a Caixa mobilizou cinco caminhões que funcionam como agências móveis, que já estão em operação, facilitando ainda mais o acesso aos serviços necessários neste momento crítico.
Quais são os benefícios oferecidos pela Caixa?
- Saque-calamidade do FGTS: Liberação de até R$ 6,2 mil por trabalhador, com solicitação via App da Caixa.
- Renúncia de encargos: Isenção de encargos na renovação de contratos de penhor para clientes pessoa física e jurídica das regiões afetadas.
- Pausa no pagamento de prestações: Possibilidade de pausar o pagamento de prestações por até três meses em várias linhas de crédito.
- Prorrogação de vencimentos: Adiamento dos vencimentos de operações de Crédito Rural de Custeio e Investimento.
- Suspensão de financiamentos habitacionais: Opção de suspender os financiamentos habitacionais por três meses.
- Redução de taxas de juros: Para novas contratações de crédito.
- Carências em financiamentos: Extensão nos prazos de pagamento para novos financiamentos em linhas como Crédito Consignado e Capital de Giro.
- Caixa Seguridade: Trâmites simplificados para acionamento de sinistro e documentação menos burocrática.
Como o Governo está ajudando junto com a Caixa
Na tentativa de proporcionar um suporte mais abrangente e imediato, o Governo Federal também antecipou os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os habitantes dos 445 municípios gaúchos afetados. Esta medida garante um fluxo de recursos vital para a subsistência de muitas famílias durante este período de reconstrução e recuperação.
Para mais informações sobre os horários de atendimento e os serviços disponíveis, os interessados podem visitar as agências da Caixa ou acessar os canais digitais do banco. A Caixa reforça seu compromisso em estar ao lado da população gaúcha, ajudando a mitigar os impactos financeiros causados pelas enchentes e acelerando o processo de volta à normalidade.