
O índice europeu STOXX 600 fechou em baixa nesta segunda-feira (27), com perdas em ações de tecnologia ofuscando ganhos em papéis de bancos e energia, enquanto o mercado alemão alcançou máximas em dez dias, uma vez que o resultado das eleições federais reduziu chances de uma coalizão de esquerda formar um governo.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,12%, a 1.785 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,19%, a 462 pontos.
O índice alemão DAX (+0,3%) liderou os ganhos entre os índices regionais.
Veja mais:
- Ibovespa registra alta com commodities subindo e indicadores no radar
- Na Alemanha, contagem parcial mostra vitória apertada dos social-democratas
O Partido Social-Democrata, de centro esquerda, da Alemanha deve começar a tentar formar um governo depois de vencer por pouco sua primeira eleição nacional desde 2005, dizendo que buscaria formar uma coalizão com os Verdes e o Partido Liberal Democrático até o Natal de forma a derrotar os conservadores de Angela Merkel.
Investidores ficaram aliviados com o fato de o partido de extrema esquerda Linke ter ficado abaixo do limite de 5% necessário para entrar no Parlamento.
Dentro dos setores do STOXX 600, o índice de petróleo e gás avançou 2,8%, tocando uma máxima em três meses, enquanto os bancos também ganharam 2,8%.
As gigantes petrolíferas TotalEnergies, Royal Dutch Shell e BP subiram entre 3,4% e 4,8%, proporcionando o maior impulso para o STOXX 600.
“As preocupações com a possibilidade de que as ações de tecnologia tenham sido infladas pela ampla liquidez trazem uma mudança potencial em direção ao setor pró-cíclico, que frequentemente avança à medida que os rendimentos (dos títulos) sobem”, disse Joshua Mahony, analista sênior de mercado da plataforma de operações IG.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.