
Começamos o mercado nesta quinta-feira (24) com perspectivas de leve recuperação para os principais índices dos mercados acionários internacionais. Com isso, a atenção continua focada em dados nos EUA, com a terceira revisão do Produto Interno Bruto do primeiro trimestre, pedidos de bens duráveis e de capital, além dos pedidos semanais de auxílio desemprego.
Aqui no Brasil, o noticiário político é movimentado, em meio à polêmica envolvendo a compra de 20 milhões de doses da Covaxin, vacina indiana contra o novo coronavírus, além da repercussão da saída de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. No radar econômico, atenção para o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado pelo Banco Central.
LEIA MAIS:
- Vale a pena investir em #HASH11? Renato Breia, da Nord Research, avalia
- EXCLUSIVO: Copresidente da Cruzeiro do Sul Educacional conta os planos da empresa
Estes e outros assuntos você acompanha também na programação BM&C News no YouTube. Confira os destaques:
Saída de Salles
Ricardo Salles pediu exoneração do cargo de ministro do Meio Ambiente na quarta-feira (23). Ele era uma das principais vozes dentro do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O ex-ministro é alvo de investigação da Polícia Federal, que apura se Salles atuou para afrouxar o controle do Ibama sobre a exportação de madeira. Como a saída de Salles ocorreu quase no fechamento do mercado de ontem, é possível que a Bolsa responda a esse evento político nesta quinta.
Covaxin
As suspeitas envolvendo a compra da vacina indiana Covaxin atingiram o Palácio do Planalto, com o relato de que o próprio presidente Jair Bolsonaro foi alertado há mais de três meses dos indícios de irregularidades.
O surgimento de novos fatos resultou em uma nova linha de investigação da CPI da Covid, que se tornou central e deve nortear as atividades da comissão pelas próximas semanas. O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que talvez seja a denúncia mais grave já recebida pelo colegiado.
O Planalto, por sua vez, reagiu no fim da tarde de ontem (23) escalando um dos investigados pela CPI para explicar o caso Covaxin —Elcio Franco, assessor especial da Casa Civil e ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde—, mas sem conseguir rebater o eixo das suspeitas.
PIB nos EUA
Será divulgada hoje a revisão final do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano do primeiro trimestre do ano. Na última estimativa, o PIB no país havia avançado 6,4%, número que o mercado espera que se mantenha no novo cálculo. O dado mostra o crescimento econômico do país em meio à pandemia e permite aos investidores traçar perspectivas para os próximos meses. Por isso, pode agitar o mercado nesta quinta-feira (24).
Relatório do BC
O Banco Central divulga nesta quinta-feira (24) o relatório trimestral da inflação. Apesar do nome, o relatório também traz projeções para o PIB, dólar e taxa de juros. O mercado acompanha com atenção as projeções do Banco Central que podem movimentar o mercado hoje.
Sondagem do consumidor
Ainda no Brasil, a FGV publica a Sondagem do Consumidor, que traz as expectativas do consumidor em relação à economia brasileira. Como a confiança na economia é fator decisivo para o consumo, o dado pode afetar o mercado e movimentar ações de empresas de produtos e serviços.
Seguro-desemprego nos EUA
Como acontece toda quinta-feira, o número de novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA feitos na última semana será divulgado nesta quinta. O dado ajuda os investidores a identificar o poder de consumo da população e a traçar perspectivas para a economia do país.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: