Segundo a análise de Christian Iarussi, especialista em mercado de capitais e sócio da The Hill Capital, o Ibovespa hoje trabalhou de uma forma mais mista, tanto no cenário lá fora quanto aqui. Claro que aqui acabou predominando um pouco no peso do Ibovespa a Petrobras. A gente está no terceiro dia consecutivo de queda na Petrobras e isso acaba prejudicando um pouco a performance da Ibovespa.
Um papel que acaba segurando um pouco a queda do Ibovespa hoje é a Vale. A gente viu estímulos ao setor imobiliário anunciados hoje pela China e isso acabou gerando um pouco mais de otimismo, puxando Vale e CSN também.
Quando a gente olha um pouquinho o macro, a gente tem juros também um pouco mais estressados e o dólar perdendo força por mais um dia, dado esse nosso fluxo comercial, principalmente com estímulos chineses.
Entre as altas mais expressivas de hoje, temos a 3R Petroleum. Ela firmou uma fusão com a Enauta. Isso acaba sendo um ponto bem positivo. A empresa já vinha fomentando alguns deals e hoje foi anunciada de fato essa fusão. A 3R lidera a alta do Ibovespa hoje.

Outra alta é de IRB. A gente teve um outro ponto positivo que foi uma elevação do JP Morgan em relação a recomendação do papel. Sem dúvidas, o fluxo estrangeiro acaba fazendo um pouco de preço aqui. Então, a gente teve esse movimento em que o mercado precificava a venda. JP tinha uma recomendação de Venda e transformou essa recomendação em Neutro, o que impulsionou o papel. Lembrando que o papel acabou sofrendo bem nessa semana com o que vem acontecendo com o Rio Grande do Sul. A gente sabe a incidência que tem de IRB em relação aos resseguros, então essa notícia de hoje trouxe um tom mais otimista.
Outro destaque também é Embraer. Temos uma alta bem expressiva no ano que passa da casa dos 70% de movimento positivo. Então a companhia vem trazendo bons números. Nessa semana uma empresa norte-americana informou que ela pretende iniciar algumas operações com aeronaves Embraer, o que acaba sendo um ponto positivo. Então a gente tem outras empresas fomentando o uso da aeronave e acaba melhorando a sua margem. Também a gente viu alguns outros bancos americanos colocarem pontos positivos em relação à linha de balanço da empresa. Com isso, temos mais esse ponto positivo para ver essa alta de Embraer também hoje.
No cenário um mais negativo, temos a Azul e a Gerdau. Gerdau teve duas fábricas no Rio Grande do Sul paralisadas. Isso acaba fazendo preço justamente pela falta de matéria-prima. Então a gente acaba vendo essa pressão mais vendedora no ativo. Também a gente teve um processo de defesa contra práticas de dumping, principalmente em relação à taxação do aço. Na minha visão, esse é mais um drive que acabou pesando negativamente contra o papel.
Em relação à Azul, temos algumas incertezas em relação à fusão com a Gol. Não se sabe o quanto isso pode ser positivo ou negativo. Então com essa falta de visibilidade, é possível termos uma redução do custo de capital para as duas companhias. Essa fusão acaba ainda não sendo vista com bons olhos.
Quando a gente olha o dólar e os juros, a gente vê o dólar nessa semana neutro, mas levemente negativo. A gente viu um pouquinho de estresse nas treasuries americanas, isso foi por conta de uma fala de uma diretora do FED, que acabou puxando os juros depois que ela falou que ela não descarta a possibilidade de talvez subir juros se a inflação não for controlada. Isso acabou colocando uma pressão nas treasuries americanas, que acumulam uma alta de mais de 1% no dia, e por reflexo, a gente acaba sentindo esse efeito, e com algumas falas do Roberto Campos Neto, um pouco mais cautelosas, então isso acaba fazendo preço de maneira geral.
De maneira geral, o câmbio acabou ficando neutro na semana. Em relação ao Brasil, o real é a moeda que mais se desvalorizou. Também a gente teve uma fala hoje, que acabou estressando um pouco o mercado, que foi da Rússia, em que o ministro de Relações Exteriores russo acabou dizendo que em relação aos EUA e os aliados ocidentais, que eles podem estar brincando com fogo, em relação a apoiar a Ucrânia contra a Rússia. Isso não soou muito bem, claro, nenhum conflito geopolítico acaba sendo positivo, mas a gente viu uma tensão um pouco maior nas commodities, principalmente nas metálicas, que acabaram puxando bem e a gente viu o ouro também ir na máxima histórica de novo.
Então, o dólar acabou se enfraquecendo por conta disso e a gente vê a busca por segurança também. Então, acho que para a próxima semana temos que aguardar novos dados. O câmbio a gente fica também em questão de ter novos estímulos. Quando a gente tem esse fluxo cambial de melhoria em commodities, a gente acaba tendo um preço aqui também. Claro, caso o cenário venha a melhorar, é natural que a gente tenha valorização do real e um otimismo um pouco maior para a bolsa e os juros dando uma leve realizada também.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 128.150,71 (-0,10%)
- S&P 500: 5.303,30 (+0,12%)
- Nasdaq: 16.685,97 (-0,07%)
- Dow Jones: 40.004,35 (+0,34%)
- Dólar: R$ 5,10 (-0,55%)
- Euro: R$ 5,54 (-0,49%)