Nesta terça-feira (14), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,06%, aos 128.077,81 pontos. Ontem, o índice brasileiro avançou 0,44% e recuperou os 128 mil pontos.
O mercado reage a divulgação da ata do Copom e também ao PPI dos Estados Unidos.
O Banco Central divulga ata da reunião do Copom da 4ªF da semana passada, dia 08/05, última quarta-feira. A Ata é aguardada pelo mercado, para que os analistas econômicos conheçam os argumentos técnicos para os votos diferentes daquela reunião.
Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), divulgou que o volume de serviços mostrou expansão de 0,4% frente a fevereiro, após ter recuado 0,9% em fevereiro último.
Na Ásia, os principais índices fecharam sem direção única e com variações modestas no pregão de hoje, se espelhando o comportamento de Wall Street e no aguardo do PPI americano.
Na Europa, o Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido (ONS), divulgou que a taxa de desemprego do Reino Unido subiu para 4,3% no trimestre até março, ante 4,2% nos três meses até fevereiro. O indicador veio dentro das expectativas dos analistas consultados pelo The Wall Street Journal.
Outro indicador foi publicado pelo Destatis, o departamento de estatísticas do país, divulgou que índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha permaneceu em 2,2% em abril. Os dados finais do indicador, vieram em linha com as projeções do mercado.
Assim, os principais índices europeus europeus operam mistos, reagindo aos dados dentro da Europa e também ao PPI dos Estados Unidos, que foi divulgado agora pela manhã.
Nos Estados Unidos, o departamento de estatística divulgou que o PPI do país subiu 0,5% no mês de abril. O indicador veio acima do consenso que previa +0,3%, e acima também de março, quando veio em -0,1%.