
O mercado deve repercutir nesta quinta-feira (23), a notícia de que o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou, na noite de ontem, os juros de 5,25% para 6,25% ao ano, indicando uma nova alta de 1 ponto percentual na próxima reunião, em outubro. Foi a 5ª vez que o Banco Central elevou a Selic. Às 14:00, os investidores ficam de olho também dos dados de arrecadação de agosto, que deve atingir R$ 145,200 bilhões.
Cenário internacional
Os principais mercados mundiais registram altas nesta quinta-feira, após a decisão de política monetária do Federal Reserve de manter os juros e começar uma discussão sobre redução de estímulos nos Estados Unidos. Às 9:30, o Departamento de Trabalho vai divulgar dados de pedidos de auxílio-desemprego da semana até 18 de setembro. No mesmo horário, o Federal Reserve de Chicago vai anunciar o índice de atividade nacional de agosto.
Já no Reino Unido, segundo dados preliminares do IHS Markit, o PMI composto caiu para 54,1 em setembro, em comparação com a previsão de 54,5. Já o PMI de Serviços caiu a 54,6. A previsão era de 55,0.
Na Alemanha, o PMI composto caiu para o menor nível em sete meses, 60 para 55,3. Já o PMI Industrial teve queda de 62,6 para 58,5, menor nível em oito meses.
CPI da Covid
Nesta quinta-feira (23), a CPI da Covid ouve, a partir das 9:30, o empresário Danilo Berndt Trento, diretor da Precisa. Ele é suspeito de ter participado das negociações para a compra de testes da vacina da Índia Covaxin. O contrato de compra da Covaxin previa gasto de R$ 1,6 bilhão para comprar 20 milhões de doses, mas a compra foi interrompida após denúncias de irregularidades.