Jim Simons, foi o matemático-investidor por trás da criação do que muitos no mundo das finanças consideram a mais poderosa máquina geradora de lucros, na sua empresa discreta, a Renaissance Technologies, faleceu aos 86 anos de idade. Sua morte foi confirmada hoje em Nova York pela sua fundação de caridade, embora a causa não tenha sido mencionada.
Dessa forma, Simons se tornou um dos raros matemáticos que conquistou renome no campo dos investimentos. Conhecido como o “quant king”, ele foi pioneiro na introdução da análise quantitativa nas estratégias de investimento.
Ao longo de uma carreira que abrange quase quatro décadas, Jim Simons utilizou modelagem matemática para gerir um dos fundos de hedge mais bem-sucedidos do mundo – a Renaissance Technologies. Atualmente, o seu patrimônio líquido ultrapassa os US$ 28,1 bilhões.
Jim é um veterano no mercado financeiro cujo sucesso inspira centenas de milhares de investidores. Há muito a se aprender com suas origens modestas e seu planejamento meticuloso na construção de estratégias de investimento que proporcionam resultados consistentes.
