
A gigante francesa de energia Totalenergies planeja investir 27 bilhões de Dólares no Iraque em um negócio de 25 anos. O negócio inclui investimentos em vários projetos de energia, incluindo a injeção de água do mar em campos de petróleo para aumentar a quantidade de petróleo recuperada, uma planta de processamento de gás natural e uma fazenda solar. A Total prometeu um investimento inicial de US $ 10 bilhões.
Veja mais:
- Boletim Focus, balança comercial e mais destaques desta segunda-feira
- Mercado eleva previsões para Selic no Focus em meio a inflação alta e piora do cenário econômico
O presidente-executivo da Total, Patrick Pouyanné, participou de uma cerimônia de assinatura em Bagdá com o ministro do petróleo do Iraque, Ihsan Abdul Jabbar, no domingo, disse um porta-voz do ministério do petróleo iraquiano.
O porta-voz acrescentou que os projetos ajudariam a melhorar o fornecimento de eletricidade do país. A escassez crônica de energia e água potável, especialmente durante o verão, gerou protestos nos últimos anos.
Os investimentos planejados na infraestrutura de energia do Iraque também podem ajudar o país a reduzir sua dependência do gás natural iraniano. O Iraque está repetidamente sob pressão dos EUA por causa da compra de gás do Irã.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo