Nesta terça-feira (23), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,63%, aos 124.783,33 pontos. Ontem, o índice brasileiro avançou 0,36% e bateu os 125.573,16 pontos.
O mercado hoje volta sua atenção ao Boletim Focus, do Banco Central, que corrigiu suas previsões. A bolsa vai na contramão do otimismo do exterior.
As bolsas na Ásia fecharam em alta seguindo Wall Street e também a região contou com divulgações positivas de indicadores, ajudando a se recuperar da última semana.
Na Europa, dados importantes foram divulgados. Primeiro, o índice de gerentes de compras (PMI) composto do Reino Unido, subiu de 52,8 em março para 54 em abril, atingindo o maior nível em 11 meses. O indicador surpreendeu analistas, que previam leve baixa do PMI composto neste mês, a 52,5.
Além disso, na Alemanha, o índice de gerentes de compras (PMI) composto subiu de 47,7 em março para 50,5 em abril, atingindo o maior nível em dez meses. O indicador superou a expectativa do consenso, que previa avanço a 50,5 neste mês.
A última divulgação foi o índice de gerentes de compras (PMI) composto do bloco europeu subiu para 51,4 em abril, o maior patamar em 10 meses. O indicador superou as expectativas do mercado que previam aumento do PMI composto do bloco a 50,3 neste mês.
Assim, os principais índices do bloco operam em boa em alta no dia de hoje, com o índice de referência Stoxx 600 subindo 0,6%.
Nos Estados Unidos, os índices futuros operam em alta, na expectativa de bons resultados do setor de tecnologia e fica no aguardo dos dados de inflação do PCE na sexta-feira.
Por fim, aqui no Brasil, o Banco Central brasileiro publicou o novo relatório do Boletim Focus, e os analistas falaram que a inflação e o PIB de 2024 voltaram a subir na semana. Além disso, a questão fiscal brasileira atrai as atenções, logo, os investidores monitoram os números de arrecadação de março e falas do presidente Lula.