Nesta quarta-feira (17), o Ibovespa abre sua sessão em alta de 0,09%, aos 124.494,74 pontos. Ontem, o índice brasileiro despencou e caiu 0,75% e perdeu os 125 mil pontos.
O mercado aguarda possíveis movimentações do BC sobre dólar e libro Bege nos Estados Unidos.
Na Ásia, os mercados fecharam a sua quarta de forma mista, ainda reagindo as persistentes tensões no Oriente Médio, com a possível resposta de Israel ao Irã.
Na Europa, a Eurostat, o órgão de estatística do bloco, divulgou hoje (17), que o CPI da zona do euro desacelera para 2,4% em março, ante 2,6% em fevereiro. Na comparação mensal, o indicador ficou em 0,8%, acelerando um pouco ante os 0,6% de fevereiro. Os dados ficaram em linha com a expectativa do mercado.
As falas de Powell, presidente do Fed no dia de ontem foram ruins e o mercado olha de outra forma para os EUA, além das tensões no Oriente Médio.
Mesmo assim, neste momento, os principais índices do velho continente operam em alta, mesmo após essas circunstâncias.
Nos Estados Unidos, as falas negativas de Jerome Powell não impactaram fortemente o mercado, fechando de forma mista e tendo o seu futuro operando em alta. Hoje, investidores aguardam a divulgação do livro Bege.
Por aqui, o Banco Central do Brasil divulgou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) cresceu 0,40% em fevereiro, ante aos 0,60% em janeiro. O dado veio um pouco fora do consenso dos analistas de mercado, que previa uma alta de 0,35%.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro mostrou alta de 2,59%, algo não esperado pelo mercado.
Além disso, o mercado acompanha de perto uma possível movimentação do Banco Central com o dólar, após diversas sessões em altas e batendo em R$ 5,26.