
O Ibovespa opera em forte alta no início desta semana, ainda recuperando-se das perdas provocadas após o feriado de 7 de setembro. A carta do presidente da República, Jair Bolsonaro, pediu conciliação entre os três poderes, apesar dos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia anterior. A declaração teve ajuda do ex-presidente Michel Temer, que causou boa impressão no mercado.
Além disso, os investidores estão de olho nos dados do Boletim Focus, que apontou previsão da inflação em 8% para 2021, na 23ª alta na projeção para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). É a primeira vez no ano que as estimativas do mercado atingem este patamar. Há um mês, a previsão estava em 7,05%. O esperado para 2022 saiu de 3,98% para 4,03% no período.
As ações dos Estados Unidos abriram em alta nesta segunda, recuperando-se das fortes perdas da semana passada, conforme o foco se voltava para o impacto de possíveis mudanças nos impostos sobre os lucros corporativos e os efeitos da inflação sobre a política monetária norte-americana. Apesar disso, Nasdaq registra queda na tarde de hoje, impactado pelas ações de empresas chinesas de tecnologia devido as tensões entre os países.
Veja mais:
- Boletim Focus eleva projeções para inflação e Selic a 8% em 2021
- Destaques da Bolsa: Ações da Petrobras avançam com petróleo; Yduqs e CVC registram forte alta
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em forte alta de 2,21%, cotado a 116.815,00 pontos às 13h30.
O dólar comercial registra queda de 1,07%, cotado a R$ 5,210.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão mistas. O S&P 500 está operando em +0,02% (4.459,69), o Nasdaq registra -0,33% (15.065,00), enquanto o Dow Jones está em +0,71% (34.852,22).
Confira os destaques desta segunda:
Reforma do IR posterga redução da dívida bruta/PIB, reconhece Economia
A reforma do Imposto de Renda aprovada na Câmara dos Deputados, que implica perda de arrecadação, não compromete a redução da dívida bruta do país, mas posterga esse movimento, reconheceu a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.
Sem a reforma, que reduz a carga tributária de empresas em troca da instituição de uma alíquota sobre dividendos, a dívida bruta chegaria a 78,4% do PIB em 2025. Incorporado seu efeito, esse patamar seria atingido apenas cinco anos depois, em 2030, calculou a SPE.
Vale revisa previsão de aumento da capacidade de minério de ferro para 2022
A Vale projeta terminar 2022 com capacidade produtiva de minério de ferro de 370 milhões de toneladas ao ano, ante 400 milhões de toneladas na previsão anterior, à medida que enfrenta atrasos em projetos no Sistema Norte, onde está sua principal mina.
Conforme uma apresentação feita a investidores na última quinta-feira, a companhia prevê um “ramp up mais suave” no Sistema Norte, que atualmente tem capacidade de 203 milhões de toneladas ao ano.
Gerdau vê impacto positivo no 3º tri de desfecho de processo com Eletrobras
O Grupo Gerdau estimou nesta segunda-feira efeito positivo de aproximadamente 1,5 bilhão de reais nos resultados da companhia, da holding e de uma subsidiária no terceiro trimestre, relacionado a processo para ressarcimento de perda incorrida com o chamado empréstimo compulsório envolvendo a Eletrobras.
De acordo com fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Gerdau, Metalúrgica Gerdau e Seiva tomaram conhecimento no último dia 10 que a elétrica estatal fez pagamento judicial do valor da condenação determinada pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, de 1,5 bilhão de reais, devidamente acrescidos de encargos de mora e de sucumbência.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.