
A crise política, devido a desdobramentos das manifestações de 7 se setembro, é o que deve deixar os investidores atentos nesta quinta-feira (9). Além disso, a divulgação dos dados da inflação medido pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto estão previsto para acontecer hoje pela manhã.
Veja mais:
- Caminhoneiros protestam em rodovias de ao menos 16 estados
- Com autonomia, vamos agir de jeito independente para controlar a inflação, diz Campos Neto
No exterior, a sessão é de queda, com os investidores à espera da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e dados de pedido de auxílio desemprego nos Estados Unidos. Divulgado na sexta passada, o relatório de empregos relativo a agosto nos Estados Unidos, havia indicado a criação de 235 mil vagas. O patamar ficou abaixo da expectativa de economistas ouvidos pela Dow Jones, de criação de 720 mil vagas. Em julho haviam sido criadas 1,053 milhão de vagas.
Com isso, o índice de desemprego recuou de 5,4% para 5,2%, em linha com as estimativas.
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os destaques para esta quinta:
Política
A greve dos caminhoneiros que teve início ontem (8), continua hoje. A manifestação já se espalhou para 16 estados, sendo eles nas estradas na Bahia, no Espírito Santo, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no Maranhão, Minas Gerais, Roraima, Pará, Rondônia, Tocantins, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e no Rio Grande do Sul.
O movimento dos caminhoneiros veio um dia após atos pró-governo nas cidades brasileiras, na última terça-feira (7). As pessoas pediram o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e a destituição de ministros da corte, além de intervenção militar. Essa greve foi intitulada como “caminhoneiros patriotas”, sendo manifestações em prol do governo Bolsonaro.
Agenda econômica
- IBGE: IPCA deve desacelerar a 0,70% em agosto, após alta de 0,96% em julho (9h);
- IBGE: Pesquisa Industrial Mensal Regional de julho (9h);
- Bruno Funchal participa de sessão na CCJ da Câmara sobre a PEC dos precatórios (9h);
- Alemanha: Presidente do BCE, Christine Lagarde, concede entrevista coletiva após reunião de política monetária (9h30);
- EUA/Dpto Trabalho: Pedidos de auxílio-desemprego da semana até 04/09 (9h30);
- Alemanha: BCE divulga projeções macroeconômicas para a zona do euro (10h30);
- Tesouro faz leilão tradicional de LFT, NTN-F e LTN (11h);
- EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 03/09 (12h);
- EUA: Presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, abre evento sobre economia e carreiras, organizado pela própria distrital (12h05);
- Peru: BC anuncia decisão de política monetária (20h).
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo